Entenda o tamanho da crise do Liverpool no Campeonato Inglês

A derrota histórica para o Everton neste sábado consolidou a seguinte conclusão: o Liverpool vive o seu pior momento em anos no Campeonato Inglês. Mas afinal, pode-se falar em crise, ou se trata apenas de uma má fase do atual detentor do título da Premier League?

O Liverpool estava há 23 jogos sem perder para o Everton (12 empates e 11 vitórias). Era a sua maior sequência de invencibilidade contra um adversário específico. Sua última derrota para o rival havia sido em outubro de 2010. Em Anfield Road, não era batido desde setembro de 1999. Era provável que alguma hora isso iria acabar. A questão é o momento em que essa “freguesia” se encerrou.

O Liverpool acumula quatro derrotas seguidas em Anfield Road no atual Campeonato Inglês. É a sua pior sequência em casa em quase 100 anos, algo que não acontecia desde 1923.

Wijnaldum e Salah atônitos durante a derrota do Liverpool para o Everton — Foto: Getty Images

Wijnaldum e Salah atônitos durante a derrota do Liverpool para o Everton — Foto: Getty Images

Thiago Alcântara fica sem reação após um dos gols do Everton contra o Liverpool — Foto: Getty Images

Thiago Alcântara fica sem reação após um dos gols do Everton contra o Liverpool — Foto: Getty Images

Atual campeão inglês, após quebrar um jejum de 30 anos, o Liverpool está no momento em sexto lugar na classificação, com 40 pontos (53,3% de aproveitamento). Em 25 jogos, foram 11 vitórias, sete empates e sete derrotas, com 45 gols marcados e 34 sofridos. Na temporada passada, nesta mesma altura, os Reds tinham 73 pontos, sem derrotas.

Mas a realidade em 2020/21 não era essa até certo tempo atrás. O Liverpool era o líder da Premier League até a 17ª rodada, quando foi derrotado pelo Southampton. Aquele foi o seu primeiro jogo em 2021. E a primeira das seis derrotas desde então na competição, em nove jogos (além disso, teve um empate e duas vitórias).

Southampton 1×0 Liverpool – 4/1
Liverpool 0x0 Manchester United – 17/1
Liverpool 0x1 Burnley – 21/1
Tottenham 1×3 Liverpool – 28/1
West Ham 1×3 Liverpool – 31/1
Liverpool 0x1 Brighton – 3/2
Liverpool 1×4 Manchester City – 7/2
Leicester 3×1 Liverpool – 13/2
Liverpool 0x2 Everton – 20/2

O Liverpool sofreu em 2020/21 mais derrotas no Campeonato Inglês do que nas duas temporadas anteriores somadas.

 

Goleiro Alisson tem sido muito exigido nesta fase ruim do Liverpool no Campeonato Inglês — Foto: Getty Images

Goleiro Alisson tem sido muito exigido nesta fase ruim do Liverpool no Campeonato Inglês — Foto: Getty Images

Quais as explicações para essa sequência de resultados ruins? Houve falhas individuais do goleiro Alisson nas derrotas para o Manchester City e também para o Leicester. Mas o brasileiro tem crédito e não é o único responsável pelas derrotas. O Liverpool tem a defesa mais vazada entre os 11 times da parte de cima da tabela.

Isso está relacionado com o grande número de desfalques que o time vem sofrendo por lesões, principalmente no setor defensivo. Hoje estão fora de ação Van Dijk, Joe Gomez, Matip, Fabinho e Milner, além de Henderson, que se machucou contra o Everton.

O técnico Jürgen Klopp já testou 16 duplas de zaga diferentes nesta temporada. E o clube teve de ir no mercado para contratar os zagueiros Ben Davies e Ozan Kabak, nomes até então pouco conhecidos.

Van Dijk é um dos vários jogadores do Liverpool que se machucaram nesta temporada — Foto: Getty Images

Van Dijk é um dos vários jogadores do Liverpool que se machucaram nesta temporada — Foto: Getty Images

Mas há problemas também na frente. Contra o Brighton, por exemplo, o Liverpool deu apenas um chute no gol. Nos últimos cinco jogos em casa, balançou as redes só uma vez, diante do City.

Vale lembrar que o artilheiro da Premier League segue sendo o egípcio Mohammed Salah, com 17 gols. O time tem 15 gols a menos na competição em comparação ao mesmo ponto da temporada passada (60 a 45). Na atual edição, fez menos que o United (50) e o City (48).

– Nos momentos decisivos nós estamos cometendo erros ou algo estranho simplesmente acontece, é assim. Nos momentos decisivos nós temos que melhorar, isso é claro. Os jogadores estão cheios de vontade, vejo isso. Mas para mudar um jogo, um resultado, para vencer você tem que ser decisivo nos momentos corretos defensivamente e ofensivamente, isso que está faltando para nós – comentou Jürgen Klopp.

Roberto Firmino durante a derrota do Liverpool para o Everton pela Premier League — Foto: Getty Images

Roberto Firmino durante a derrota do Liverpool para o Everton pela Premier League — Foto: Getty Images

Essa sequência de resultados ruins no Campeonato Inglês fizeram surgir especulações sobre a possibilidade do técnico Jürgen Klopp deixar o clubeA resposta veio com a vitória por 2 a 0 sobre o RB Leizpig, no confronto de ida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Mas existe a preocupação de que o desempenho em outras competições, como na Copa da Inglaterra, em que foi eliminado pelo Manchester United, e principalmente na Premier League, afete a campanha no torneio continental. Não apenas na atual edição, mas nas próximas. Hoje o Liverpool está fora da zona de classificação para a Champions League, a três pontos do quarto colocado, o Chelsea.

O Liverpool faz sua pior campanha na Premier League sob o comando de Jürgen Klopp  — Foto: Getty Images

O Liverpool faz sua pior campanha na Premier League sob o comando de Jürgen Klopp — Foto: Getty Images

FontePor Redação do ge — Liverpool, Inglaterra