Entenda a polêmica das mudanças de datas do Campeonato Brasileiro

Perguntar não ofende e, mais do que isto, produz respostas. A CBF explica a transferência de Atlético x Bahia para 2 de dezembro, alteração da tabela que causou a revolta de parte da torcida do Flamengo, porque o Galo não jogará no domingo, 14 de novembro, durante a Data Fifa.

A alteração aconteceu para liberar as datas do Athletico Paranaense, por causa da final da Copa Sul-Americana, e do Flamengo, por causa da Libertadores. O Flamengo jogará na segunda-feira, 8 de novembro, contra a Chapecoense, e contra o Bahia, na quinta-feira, 11 de novembro. Porque joga contra a Chape na segunda, não poderia enfrentar o Bahia na quarta.

O Bahia enfrenta o Flamengo na quinta e não poderia jogar contra o Atlético no sábado, razão pela qual não se poderia antecipar Atlético x Bahia para 13 de novembro. Ocorre que o Athletico Paranaense viajará para Montevidéu, para a final da Copa Sul-Americana, na quarta-feira (17), data inicial de partida contra o Atlético Mineiro. Por isso, Athletico x Atlético foi antecipado para terça-feira. Como o Galo jogaria no domingo (14) contra o Bahia, não deveria atuar no intervalo de dois dias.

Mas por que, então, não se adiou Athletico Paranaense x Atlético Mineiro, em vez de mudar Atlético Mineiro x Bahia, para 2 de dezembro?

Porque a CBF pretende que os quatro últimos jogos de todos os clubes sejam realizados dois como mandante e dois como visitante, para preservar o equilíbrio na parte final da tabela. Se o jogo adiado fosse Athletico Paranaense x Atlético Mineiro, o Furacão disputaria fora de casa em três de seus últimos quatro compromissos.

Com o adiamento de Atlético x Bahia, tanto o Galo, quanto o Furacão disputarão duas partidas em casa e duas fora nas últimas quatro vezes que entrarem em campo. Isto valerá também para o Flamengo, que enfrentará Sport (f), Ceará (c), Santos (c) e Atlético Goianiense (f).

FonteGE