Emmy desclassifica produções financiadas pelo governo russo na premiação de 2022

RIO — A Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas (NATAS, na sigla em inglês) decidiu desclassificar as inscrições de produções financiadas pelo governo russo na premiação do Emmy 2022 devido à invasão à Ucrânia ordenada por Vladimir Putin. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira por meio de uma postagem em rede social, assinada pelo presidente da entidade, Terry O’Reilly.

“Como inúmeros indivíduos e organizações em todo o mundo, a NATAS ficou horrorizada com o ataque sem precedentes, e sem provocação, da Rússia ao território soberano da Ucrânia. Como criadores que dependem de liberdades robustas para lançar luz sobre histórias que elucidam e impactam o mundo ao nosso redor, nossos membros sentem uma profunda empatia e preocupação com o povo ucraniano, cujas liberdades correm o risco de serem ultrapassadas por essas ações hostis”, afirma o comunicado.

“À luz dessa campanha militar condenada globalmente e das sanções econômicas apropriadas posteriormente promulgadas em resposta, a NATAS determinou que não podemos, em sã consciência, fazer negócios com qualquer entidade associada ou financiada pelo governo da Rússia, incluindo RT (emissora russa) e RT America. Quaisquer inscrições atualmente enviadas para as competições do Emmy Award de 2022 administradas pela NATAS que se enquadram nessa determinação foram desqualificadas. Juntamo-nos a milhões de vozes em todo o mundo pedindo uma resolução pacífica para essas ações hostis”.

Na terça-feira, a NATAS já havia se manifestado sobre a guerra, informando ter suspendido “as associações de todos os indivíduos russos, bem como todas as afiliações formais com empresas sediadas na Rússia”.

“Nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia e todos os afetados diretamente pela invasão da nação independente pela Rússia. Oramos por um fim rápido a este trágico conflito”, acrescentou.

FonteO Globo