Em nome de 606 ostomizados, presidente faz apelo por compra de bolsas coletoras

Desde outubro do ano passado, 606 pessoas em Campo Grande esperam pela distribuição gratuita de bolsas coletoras para poder sobreviverem. Os ostomizados são aqueles que passaram por processo cirúrgico de abertura de um órgão, por exemplo, trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário ou outros, para a ligação com o exterior do corpo para a eliminação dos dejetos do organismo.

Em nome da Associação dos Ostomizados de Mato Grosso do Sul, a presidente da entidade Lana Maria Flores da Costa, explicou que muitas famílias não possuem recursos para continuar a compra das bolsas, desde a paralisação da entrega gratuita pelo Governo do Estado.

“É nosso direito por lei receber essas bolsas e há muitas famílias sem condições de continuar. Não sei mais para quem pedir ou quem possa interceder por nós. A bolsa dura só três dias, sem contar as que são descartáveis, de uso único. Precisamos disso para sobreviver e peço ajuda aos deputados para que o Governo faça uma nova compra urgente”, destacou.

Para o deputado estadual Dr. Paulo Siufi (PMDB), a situação é grave. “É lamentável. Não estamos falando de um fio dental ou uma escova de cabelo. Estamos falando de sofrimentos diários. Pessoas com doenças graves como câncer de intestino, gente que levou um tiro e sobreviveu. Estamos falando de uma situação que não precisa de dó ou pena, precisa é de dignidade. Já falei com a Secretaria de Saúde e pedi empenho por essa situação”, criticou.

Cabo Almi (PT) destacou que falta sensibilidade do Governo do Estado. “Enquanto querem reativar a Caravana da Saúde, com altos custos, falta dinheiro para seringa, insulina, bolsas coletoras como essas. Como pode? Para algumas coisas tem recursos, para outras não? É preciso priorizar o ser o humano”, ponderou.

O deputado Amarildo Cruz (PT) concordou e se solidarizou com a situação. “É mesmo de se indignar. Não estamos falando de aparelho de aceleração nuclear, de grandes equipamentos de ressonância. Isso é falta de compromisso e de gestão. Se está vendo que está acabando, que já coloque logo licitar. Falta planejamento”, enfatizou.

Já o deputado Lidio Lopes (PEN) lamentou ainda mais a situação das 24 crianças ostomizadas na Capital. “Oito delas já não estão indo à escola por falta de recursos para a compra das bolsas. Não tem como continuar assim. Vamos pedir a compra emergencial por vocês, que é permitida nesses casos”, assegurou.

Na presidência temporária da sessão, o deputado Maurício Picarelli (PSDB) agradeceu a presença da convidada e assegurou que os parlamentares vão interceder junto ao Governo do Estado. “Vamos determinar uma reunião com eles para que vocês possam ser atendidos. Ainda poderemos fazer um ofício para apurar responsabilidades pela falta das bolsas coletoras. Essa Casa de Leis não se omitirá”, prometeu.

Lana Maria Flores da Costa usou à tribuna a pedido do deputado estadual Dr. Paulo Siufi (PMDB). Para quem deseja ajudar ou quem busca suporte, a Associação fica na Rua Barão de Melgaço, 118, Centro. Telefone 67 3356-5830.

FonteAssembléia Legislativa de MS / Fernanda Kintschner/ Foto: Wagner Guimarães