EM ANHANDUI, PREFEITURA ORIENTA PRODUTORES SOBRE IMPORTÂNCIA EM OBTER CERTIFICADO SIM

A Prefeitura de Campo Grande realizou visita técnica aos fabricantes de produtos de origem animal (carne, leite, ovos, mel e pescados) no distrito de Anhandui. O objetivo da ação – denominada SIM Certifica – é orientar os produtores sobre a importância de possuir o certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Em Campo Grande existem 39 empresas que já receberam o certificado do SIM e que estão aptas a comercializar seus produtos nos mercados e supermercados da Capital. O SIM/CG conta com uma equipe de médicos veterinários preparados para orientar, inspecionar, fiscalizar e implementar boas práticas de produção, armazenamento e conservação, garantindo a qualidade dos produtos consumidos pela população em geral. 

“Nossa equipe técnica está preparada para realizar um trabalho didático de orientação aos pequenos produtores que dependem da concessão do registro do SIM para comercializar seus produtos com garantia de qualidade”, destacou o secretário da Sidagro, Adelaido Vila. 

Marluce Martins Nantes, produtora de Anhandui comemora a possibilidade de ter em breve a certificação. “Esse é e sempre foi o nosso sonho! Obter a certificação do SIM, o selo de garantia que nos permite comercializar nossos produtos aqui no distrito ou na Capital”, pontuou Nantes”.

Ação Integrada

No distrito de Anhandui há 16 produtores de derivados de leite, sendo que 12 deles participaram da orientação. “Nosso objetivo é fazer do SIM um parceiro do empresário, de ajudar, construir juntos, agregar valor, ensinar e fazer com que a empresa cresça e possa comercializar seus produtos com segurança”, garantiu Vaneska Monson, gerente do SIM. 

Dos 12 estabelecimentos que compareceram à ação realizada pela Sidagro, 1 deles já está com 90% do processo concluído para obter a certificação. O local de produção recebeu uma vistoria prévia de um médico veterinário, onde foi identificado que o local atenderá as exigências previstas pela legislação, conforme adequações sinalizadas pelo técnico do SIM.

A próxima ação de apoio aos produtores de Anhandui será realizada dia 29 deste mês, com apresentação de procedimentos destinados a fomentar a comercialização dos produtos oriundos das empresas que aderiram ao plano de regularização junto ao SIM. Na ocasião os produtores vão receber capacitação técnica e de gestão por meio da Escola de Empreendedorismo da Sidagro.  

A ação realizada pelo SIM em Anhandui contou com apoio de outras duas superintendências da Sidagro: a de Indústria, Comércio & Serviços (SFICSCE) e a de Fomento a Ciência, Tecnologia, Inovação e Incubação (SCTT).

Sisbi

A Gerência do Agronegócio da Sidagro trabalha para que a Prefeitura da Capital faça sua adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Com o certificado, uma empresa inspecionada e certificada pelo SIM poderá vender seus produtos em todo o território nacional. “Estamos em fase de concretização documental, faltando ainda alguns detalhes para conclusão do processo” disse Vaneska Monson, gerente do SIM.

O Sisbi é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional). Das 39 empresas certificadas pelo SIM/CG, 23 já mostraram interesse em aderir ao certificado.

FonteAgência Municipal de Campo Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui