Eliminatórias europeias: Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália estreiam, e Ibra está de volta

Depois de um dia com tropeços de França, Holanda e Croácia e vitória suada de Portugal sobre o Azerbaijão, as eliminatórias europeias concluem sua primeira rodada nesta quinta-feira. Itália, Espanha, Alemanha e Inglaterra fazem suas estreias (jogos com tempo real do ge), e Ibrahimovic também é atração no retorno para a seleção sueca.

Todas as seleções da Uefa afiliadas à Fifa participam da competição e estão divididas em 10 grupos de cinco ou seis participantes. O primeiro colocado de cada um deles garante vaga direta na Copa do Mundo de 2022, no Catar, enquanto o segundo vai para a repescagem.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Confira os jogos desta quinta-feira:

Grupo B

  • 16h45 – Espanha x Grécia (ge acompanha em tempo real)
  • 16h45 – Suécia x Geórgia

A seleção espanhola vive um processo de renovação, e o último resultado foi animador: goleada por 6 a 0 sobre a Alemanha e vaga na semifinal da Liga das Nações. Ferrán Torres, autor de três gols naquela partida, é um dos jovens da equipe comandada por Luis Enrique. A Grécia, que não conseguiu acesso na Liga C da competição, é a adversária.

No outro jogo do grupo, a principal atração é Zlatan Ibrahimovic, que volta a defender a Suécia após pouco menos de cinco anos. Na entrevista coletiva no retorno, ele desconversou sobre braçadeira de capitão e revelou trocar a camisa 10 pela 11, mas prometeu ao técnico ser decisivo. Uma vitória sobre a Geórgia na estreia é fundamental para mostrar as credenciais.

Grupo C

  • 14h – Bulgária x Suíça
  • 16h45 – Itália x Irlanda do Norte (ge acompanha em tempo real)

A seleção italiana quer espantar o trauma de ter ficado fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Também com vaga na semifinal da Liga das Nações – será adversária da Espanha -, a equipe comandada por Roberto Mancini está invicta há 22 jogos. A última derrota aconteceu contra Portugal, no dia 10 de setembro de 2018.

Com pouquíssimos nomes que atuam fora da Itália – Verratti, em boa fase no PSG, é um deles -, a Azzurra conta com o estreante Rafael Toloi, zagueiro brasileiro que defende a Atalanta. A adversária será a pouco tradicional Irlanda do Norte, que disputou a Copa pela última vez em 1986.

Grupo F

  • 14h – Israel x Dinamarca
  • 16h45 – Moldávia x Ilhas Faroe
  • 16h45 – Escócia x Áustria

O Grupo F reúne seleções de menor tradição em Copas. Favorita na chave, a Dinamarca é a única que disputou o Mundial da Rússia. Das outras cinco equipes, Escócia e Áustria não vão a uma Copa desde 1998, Israel só disputou em 1970, e Moldávia e Ilhas Faroe nunca se classificaram.

Principal nome da seleção dinamarquesa, Chritian Eriksen por pouco não ficou fora das três primeiras rodadas das eliminatórias. Ele foi um dos 10 infectados por coronavírus na Inter de Milão na semana passada, mas testou negativo pouco antes da data para apresentação na seleção.

A Escócia, do lateral Robertson, e a Áustria, do zagueiro e lateral David Alaba, aparecem como principais rivais da Dinamarca na disputa do primeiro lugar na chave.

Grupo I

  • 16h45 – Andorra x Albânia
  • 16h45 – Inglaterra x San Marino (ge acompanha em tempo real)
  • 16h45 – Hungria x Polônia

Semifinalista na última Copa, a Inglaterra estreia contra o bônus do Grupo I. San Marino disputou oito vezes as eliminatórias, nunca venceu um jogo sequer, marcou 11 gols e sofreu 310 em 66 partidas. Rashford e Saka devem ser poupados nesta quinta.

Gareth Southgate não pôde chamar 10 jogadores que costumam fazer parte de suas listas, todos lesionados. Entre eles, estão o goleiro Pickford, o atacante Sancho e o meio-campista Jordan Henderson. O lateral Alexander-Arnold, do Liverpool, não foi chamado por opção do treinador.

A Polônia é é a segunda seleção mais forte da chave e casa do atual melhor jogador do mundo, Lewandowski. A estreia dos poloneses será contra a Hungria, que tentam surpreender. Os húngaros não jogam uma Copa desde 1986. Jovem promessa do país, Dominik Szoboszlai, do RB Leipzig, se recupera de lesão.

Grupo J

  • 16h45 – Alemanha x Islândia (ge acompanha em tempo real)
  • 16h45 – Liechtenstein x Armênia
  • 16h45 – Romênia x Macedônia

A Alemanha vai disputar a primeira de suas únicas três rodadas sob o comando de Joachim Löw nas eliminatórias. O treinador avisou que vai deixar a seleção após a Eurocopa. Os tetracampeões mundiais encaram a Islândia em Duisburg para apagar a má impressão deixada na última vez que estiveram em campo, quando foram goleados por 6 a 0 pela Espanha.

Löw segue sem chamar os zagueiros Hummels, Boateng e o meia-atacante Müller. Neuer, Gnabry, Goretzka, Gündogan, Kroos, Havertz e Werner são os destaques da equipe convocada pelo treinador.

A Islândia deve concorrer com a Romênia pela segunda posição na chave. Os islandeses não terão seu principal jogador, Sigurdsson, que permaneceu em casa à espera do nascimento do filho. Os romenos tentam voltar à Copa depois de 24 anos.