É #FAKE vídeo de criança colocando fogo em supermercado atacadista de Campo Grande

Imagens de criança brincando com fósforos e colocando fogo em prateleira são antigas, de 2018, e foram gravadas em uma loja do Assaí em Niterói (RJ). Chamas foram controladas rapidamente. Já a causa do incêndio de grandes proporções ocorrido no Atacadão, em Mato Grosso do Sul, ainda é investigada

É #FAKE que vídeo mostre criança colocando fogo no Atacadão em 2020 — Foto: Reprodução

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma criança colocando fogo em uma prateleira de um supermercado. Uma legenda que acompanha o vídeo diz: “Você acha que seu filho dá trabalho? É que você não conhece a Júlia Helena, que colocou fogo no Atacadão enquanto sua mãe passava no setor de fósforos”. É #FAKE.

O vídeo que mostra a criança colocando fogo em uma prateleira foi feito em 2018 e não tem relação com o incêndio no Atacadão, ocorrido em 2020.

Uma busca reversa das imagens leva a vídeos feitos dois anos atrás, que identificam o local como uma loja do Assaí, em Niterói, no Rio de Janeiro. Procurada, a assessoria do Assaí confirma que as imagens são do local e que foram gravadas em 2018.

Um desses vídeos mostra, inclusive, a data no canto superior da tela. A versão mais longa mostra que o fogo é rapidamente controlado antes de atingir outros pontos do estabelecimento. Não houve muitos prejuízos à loja.

Já o incêndio no Atacadão foi de grandes proporções e ocorreu em setembro de 2020 em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Não sobrou nenhuma mercadoria do atacadista. A polícia investiga a origem do fogo.

Em nota, o supermercado diz que logo que o fogo teve início a brigada de incêndio da unidade atuou para esvaziar a loja. Afirma ainda que ninguém ficou ferido e que está à disposição das autoridades para colaborar para a apuração do caso.