Deputado estadual e candidato a prefeito em MS, Onevan de Matos morre aos 77 anos

Segundo assessoria de parlamentar, ele morreu em um hospital de São Paulo onde passava por um procedimento de cateterismo. Corpo será velado em Naviraí (MS), cidade que era candidato a prefeito

Morre aos 77 anos, deputado estadual e candidato a prefeito de Naviraí, Onivan Matos. — Foto: Facebook/reprodução

O deputado estadual (PSDB) e candidato a prefeito de Naviraí, região sul de Mato Grosso do Sul, Onevan de Matos, morreu aos 77 anos na tarde desta sexta-feira (13), no estado de São Paulo.

A morte de Onevan foi confirmada por meio da assessoria de imprensa do parlamentar.

Segundo a assessoria, Onevan estava internado em um hospital de São Paulo e morreu às 15h10 (horário de MS) durante um procedimento de cateterismo.

Ainda de acordo com a assessoria, neste momento a equipe do parlamentar está cuidando do trâmite do translado do corpo que será encaminhado para Naviraí, cidade que será realizado o velório e o sepultamento de Onevan.

Em nota o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, decretou luto oficial de três dias no Estado em razão do falecimento do deputado. Azambuja ainda lembrou que Onevan deu importante contribuição ao povo sul-mato-grossense durante os nove mandatos que exerceu como parlamentar estadual e como prefeito de Naviraí.

“Perdemos um companheiro leal e uma liderança política incontestável. Registro aqui minha solidariedade à família e ao povo de Naviraí”, lamentou.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lamentou, com profundo pesar, o falecimento do deputado estadual, e decretou luto oficial de três dias. “Levaremos o orgulho da amizade e as lembranças de um homem honrado que deixará uma marca de trabalho, amor e dedicação”, disse Paulo Corrêa, presidente da ALEMS.

O presidente da Ordem dos Advogados em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, por meio de nota, também lamentou a morte e falou da importância do parlamentar e advogado no cenário político sul-mato-grossense: “É uma perda irreparável de um homem que tanto colaborou com a nossa atividade em todo tempo que esteve no Parlamento Estadual”, disse.

Biografia

Mineiro de Frutal, hoje Itapagipe, Onevan José de Matos nasceu em 17 de dezembro de 1942. Sua trajetória política teve início como vereador, por dois mandatos, no município de Jales (SP), ainda pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

Onevan de Matos chegou em Naviraí, então Estado de Mato Grosso, no ano de 1975, para exercer a sua profissão: advogado. Na política, Onevan foi responsável pela estruturação do então partido de Oposição ao Regime Militar nesta região do Estado.

Em 1978, logo após a criação de Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado estadual na primeira Legislatura do Estado, participando da elaboração da 1ª Constituição da nova unidade da federação.

Em 1983 tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual. No seu terceiro mandato, que se iniciou em 1987, Onevan de Matos se licenciou do Parlamento Estadual para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí. Vitorioso na eleição, deixou a Assembleia Legislativa em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura.