Coreias do Sul e Norte concordam em restaurar linha de comunicação, um ano após Kim Jong-un cortar diálogo

SEUL — As Coreias do Sul e do Norte concordaram em restaurar as linhas de comunicação entre os países, cortadas há cerca de um ano, e concordaram em reconstruir a confiança e melhorar os laços, anunciou a Casa Azul presidencial de Seul na noite desta segunda-feira, dia 26.

O meio de comunicação estatal da Coreia do Norte, KCNA, confirmou que todos os canais de comunicação inter-coreanos foram reabertos às 10h da terça-feira (no horário coreano) e afirmou que a restauração da comunicação terá um papel positivo na melhoria das relações inter-coreanas.

A Coreia do Norte tinha interrompido todo diálogo oficial com a vizinha do Sul em junho de 2020, após ameaças de ativistas de enviar panfletos contra Pyongyang ao outro lado da fronteira. No entanto, o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong-un trocaram várias cartas desde abril para melhorar a relação e concordaram em restaurar as linhas de emergência como um primeiro passo, informou a presidência sul-coreana em comunicado.