Contribuintes aproveitem descontos do Refiz Natalino para Quitar Dívidas com a Prefeitura

Os contribuintes que estão em débito com a Prefeitura têm chegado cedo à Central do IPTU para garantir a renegociação da dívida com até 90% de desconto pelo Programa de Pagamento Incentivado (PPI). O prazo de pagamento vai até esta quinta-feira (5), com atendimento também na hora do almoço para que ninguém fique de fora.

“É excelente para quem tem condições de pagar. É uma coisa que vem para ajudar a gente que ganha pouco, porque conseguimos até parcelar a dívida com os juros bem menores e para quem consegue pagar à vista, nem se fala. Então, eu cheguei cedo para aproveitar”, disse o empresário Valdevino Francisco da Silva.

De acordo com a chefe da divisão de arrecadação, Djanira Magalhães, só no primeiro dia da última semana, passaram quase 2 mil pessoas pela central. “Na semana passada, a média era de 800 contribuintes atendidos por dia, só nesta segunda-feira (2), nós mais que dobramos o número de atendimento e cada dia que passa ele deve aumentar porque a maioria deixa para  a última hora”.

O expediente começa às 8 horas e termina às 16 horas, inclusive na hora do almoço com, 50 guichês de atendimento e o programa prevê que os créditos podem ser quitados à vista, com desconto de 90% da atualização monetária, dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa, quando houver. No caso de parcelamento ou reparcelamento em até seis vezes, a remissão será de 75%. Para quem pagar em 12 parcelas, o desconto cai para 30%.

“Nós temos uma dívida de IPTU aqui de mais de 56 mil, que contando com o desconto, cai para um pouco mais de 17  mil. Então, realmente é uma oportunidade para quem quer ficar em dia e sem dívidas com a Prefeitura Municipal”, concluiu Djanira.

Com a renegociação das dívidas anteriores, os contribuintes podem incluir a dívida corrente deste ano. A novidade é que o Refis favorece descontos nos juros para aos contribuintes com débito em 2019.

“Cheguei aqui para ver se consigo pagar à vista para aproveitar o maior desconto. É que na verdade o dinheiro da gente é que é curto né, mas para mim esses descontos são muito bons. O prefeito está de parabéns com essas ações”, contou a aposentada Maria Irene Menezes.

O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Pedro Pedrossian Neto, destaca que o Programa Refis Natalino é para pagamento de crédito tributário ou não tributário.

“Nosso objetivo com o Refis Natalino é dar oportunidade aos contribuintes campo-grandenses de regularizar débitos tributários e não tributários vencidos até a vigência desta Lei, estando estes inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, com exigibilidade suspensa ou não. Boletos foram encaminhados aos contribuintes explicando as condições de pagamento. De posse desse boleto eles podem pagar de sua casa com a disponibilidade da internet, ou pagar pela agência bancaria credenciada e também pode vir até a Prefeitura para regularizar e a dúvidas pode ter tiradas por meio do telefone 156”, completa Pedrossian Neto.

Serviço:

O atendimento na Central do IPTU, da Rua Arthur Jorge, 500, é das 8 às 16 horas, inclusive no horário do almoço. Para este serviço, a Prefeitura de Campo Grande disponibiliza 50 atendentes.

FonteAgência Municipal de Notícias de Campo Grande