Concentração de Renda no Brasil só perde para o Catar

O  Brasil  caiu uma posição no ranking de  desenvolvimento humano  das Nações Unidas, que mede o  bem-estar da população  considerando indicadores de saúde, escolaridade e renda.

Segundo dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país passou da 78ª posição em 2017 para a 79ª no ano passado.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro é de 0,761, um leve aumento em relação ao resultado anterior, de 0,760.

Entretanto, o país é o que mais perde posições no ranking quando o IDH leva em consideração as desigualdades sociais.

Reduz de 0,761 para 0,574 — equivalente a uma perda 23 colocações na lista mundial.

A principal causa para o resultado brasileiro é a desigualdade de renda, que já vinha sendo observada em anos anteriores.

A parcela dos 10% mais ricos do Brasil concentra 41,9% da renda total do país. Enquanto isso, a parcela dos 1% mais ricos fica com 28,3% da renda. É a segunda maior concentração de renda do mundo, atrás apenas do Qatar.

No mundo, o país que menos perde por causa da desigualdade é o Japão, cujo IDH é de 0,915.

O relatório divulgado nesta segunda (9) apresenta o IDH de 2018 para 189 países e territórios. O número é calculado com base em indicadores de saúde, educação e renda. A Noruega lidera o ranking, com 0,954, seguida por Suíça, Irlanda e Alemanha. O mais mal colocado continua sendo o Níger, com 0,377.

FonteÉpoca/ Manoel Ventura