Comércio central de Campo Grande fica no “0 x 0” nas vendas de Natal

Maioria calcula que índice será o mesmo alcançado em 2017; números nacionais indicam alta de 2,66%

No primeiro dia útil após Natal, movimento foi tranquilo na regão central (Foto: Marina Pacheco)

No primeiro dia útil após Natal, o comércio da região central de Campo Grande praticamente ficou no “0 x 0” na comparação das vendas em dezembro de 2018 com igual período do ano passado. Lojistas dizem que tiveram aumento moderado, mas houve casos isolados que registraram alta de até 40%.

Os números nacionais indicam alta de 2,66% nas vendas de 4 a 24 de dezembro, conforme dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O percentual é o melhor resultado desde 2014. A diretora de marketing da CDL em Campo Grande, Márcia Scherer, acredita que a cidade irá seguir a mesma tendência dos índices no País.

De acordo com um levantamento da CNDL e do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal foi estimado em R$ 115,9. A previsão era de que a data movimentasse cerca de R$ 53,5 bilhões na economia. A CDL em Campo Grande ainda não divulgou os dados regionais.

Movimento

Hoje de manhã, a região central teve movimento considerável, mas que não se refletia nas vendas. O gerente da Passaletti, Paulo Sérgio Moreira Azevedo, diz que a comercialização nos últimos três dias não foi o esperado e acabou empatando em relação ao alcançado em 2017. Ele acredita que a falta de atrativos, como decoração natalina e a dificuldade em encontrar vagas para estacionamento influenciaram no resultado.

O gerente do Paulistão, Gilson Cardoso, fez a mesma avaliação para o período, sem apresentar índices. Para ele, a movimentação “foi boa”, mas não superou o resultado do ano passado. A proprietária da Deluxe Biju, Mari Rodrigues disse que a última semana foi de reação, mas que não será o melhor resultado do ano.

Na Crystore, loja de roupas e acessórios femininos, o acréscimo foi de até 40%, uma exceção na região central. A vendedora Carolina Santana credita a performance ao segmento atendido. Para a gerente da Stilo A, Silmara Vieira, o desempenhou melhorou a partir da segunda quinzena deste mês. Sem calcular um resultado para o período, disse que as vendas melhoraram 40% desde 2016.

FonteCampo Grande News