Com organização coletiva, mais de 500 atletas participaram da 12ª Edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande

Com atletas caracterizados, modalidades tradicionais e apresentação cultural a festa foi garantida neste domingo (15), quando o Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, realizou nesta manhã (15) a abertura da 12ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas, no Parque Ecológico do Sóter. O evento, que reúne durante todo o dia mais de 500 atletas, envolve 18 comunidade urbanas indígenas, em 5 modalidades esportivas.

Foto: Diogo Gonçalves

Foto: Diogo Gonçalves

Na abertura, o Prefeito destacou a importância de aproximar as pessoas de todas as classes sociais, etnias, crenças, raças e  pessoas menos favorecidas, que sofrem com o maior número de preconceitos. “A nossa administração é simples, humana, tem carinho e respeito. Nós  estamos fazendo de tudo para Campo Grande ser uma cidade boa para viver e ser feliz  e quando nós devolvemos a vocês os jogos indígenas, o que me deixa feliz mesmo, são essa crianças que vocês trazem, para elas manterem a tradição e seguirem o exemplo de seus pais. Estou aqui hoje para dar uma atenção especial aos indígenas”, disse Marquinhos Trad.

Construção coletiva

O diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, enfatizou que Campo Grande terá a partir de 2018 a realização dos Jogos Indígenas todos anos. “Construímos esse evento totalmente em parceria com as comunidades indígenas. Montamos uma comissão entre membros da Funesp e o Conselho de Defesa dos Direitos Indígenas e todas as decisões foram em conjunto, desde o dia de realização, o local, as modalidades e isso é muito importante, pois é uma marca do nosso governo, construir coletivamente e inserindo toda a população promovendo também uma ação de inclusão social. Estamos construindo projetos, ações e programas que pensem em todo o conjunto da população, homens, mulheres, pessoas com deficiência e indígenas como vocês”, avaliou Terra.

O evento contou com a presença do Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Campo grande, Ademar Vieira Junior, conhecido como Coringa que elogiaram a participação das comunidades.  “Parabenizo todas as comunidades indígenas e todos os povos indígenas, essa é uma semana de muitas atividades na Prefeitura onde estamos voltados para toda a comunidade indígena aqui de Campo Grande. O Prefeito nos deu autorização para que todos os secretários pudessem desenvolver projetos e programas, no esporte, saúde e educação possam estar integradas aqui na nossa gestão e quero agradecer o Prefeito por esse olhar diferenciado”, agradeceu Coringa.  Também participaram do evento o Vereador Willian Maksoud e o Paulo Rios Coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Campo Grande.

Quem participa ainda tem o domingo inteiro até definir o campeão dos jogos, mas já comemora a realização do evento, como o indígena Jaob Matos, da Comunidade Inapólis que treina a equipe há dez anos. “Treinamos com toda a comunidade de mais forte nas últimas cinco semanas, e fico muito feliz em poder estar aqui novamente. É  muito importante para nós indígenas esse evento, porque podemos representar nossa cultura, através da caracterização de nossas crianças e hoje quem veio a frente da Comunidade Inapólis foi a minha sobrinha, Alana,7 anos, assim podemos nos sentir inseridos na sociedade”, contou Joab.

Os jogos acontecem até às 19h nas modalidades de Futebol, Futsal, Cabo de Guerra, Lança Arco e Flecha.

FonteAgência Municipal de Notícias de Campo Grande