Com foco na segurança, Amigos do Parque volta neste fim de semana

Com uma nova formatação para garantir mais proteção para quem tem o hábito de fazer atividades físicas no Parque dos Poderes, o projeto Amigos do Parque está sendo retomado neste fim de semana.

O projeto, que existe desde 2016, foi interrompido em meados de março, por conta da pandemia do coronavírus, e agora volta com foco nas orientações de segurança, como o respeito ao distanciamento social e a importância do uso de máscaras mesmo durante as atividades físicas.

Durante a suspensão do projeto, a administração estadual notou que o Parque dos Poderes continuou recebendo um grande número de pessoas aos finais de semana, mesmo com a orientação das autoridades de saúde para ficar em casa. Com o espaço para corridas e caminhadas reduzido às calçadas, houve aumento das aglomerações e do risco de atropelamentos.

Agora, a estratégia consiste na montagem de duas tendas, nas entradas do Parque (avenidas Mato Grosso e Afonso Pena), com uma equipe formada por profissionais de Educação Física da Fundesporte repassando as orientações sanitárias aos que forem se exercitar. As tendas estarão equipadas com caixas de som com uma mensagem sobre a importância do distanciamento, uso de máscaras e retorno imediato para casa assim que concluir os exercícios.

“A recomendação é que, se puder, fique em casa. Mas, mesmo com as orientações, percebemos um expressivo número de pessoas no Parque aos finais de semana. Então, resolvemos voltar o projeto para que estas pessoas tenham segurança na prática de atividades. Com uma das pistas reservada, elas terão mais espaço, não só a calçada ou a lateral da via, para manter o distanciamento entre si”, explicou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

“Além disso, haverá a garantia de se exercitar sem o fluxo de carros nestes dias, evitando acidentes. Não é uma flexibilização de isolamento social. É uma estratégia para que não haja aglomeração e essas pessoas que precisam fazer atividade física, façam com segurança”, acrescentou. O projeto Amigos do Parque é realizado neste sábado (27.6) e domingo (28.6) , das 7h às 19h.

O Amigos do Parque consiste no fechamento de uma das pistas do Parque dos Poderes para possibilitar a prática desportiva, como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e patins. O trecho interditado (lado direito da pista) compreende a área entre a rotatória da Avenida Mato Grosso (após a Avenida Hiroshima) até a Avenida Afonso Pena (em frente ao Corpo de Bombeiros), contornando o Parque Estadual do Prosa.

“Voltando a destacar: se puder, faça sua atividade física, o seu exercício, em casa. Mantenha como regra básica essa orientação de evitar sair de casa. Agora, se você não tem outra opção e precisa vir para fazer o exercício no Parque dos Poderes, nós criamos uma situação que seja segura para que façam as atividades sem aglomeração e sem risco de algum acidente”, finalizou Marcelo Miranda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui