Com benção de Zico, Jesus quebra tabu de 45 anos no Brasileirão

Só o time liderado por Zico, em seu primeiro ano como camisa 10 do Flamengo, em 1974, conseguiu o que os comandados de Jorge Jesus buscam hoje, às 16h, contra o Athletico, na Arena da Baixada. Há 45 anos, com gol e bela atuação de seu maior ídolo, o Rubro-Negro carioca venceu a primeira e única partida contra os paranaenses fora de casa pelo Brasileiro, no estádio Couto Pereira. No palco do jogo desta tarde, o Fla nunca bateu o rival pelo campeonato.

Mas, segundo o Galinho de Quintino, hoje diretor do Kashima Antlers, do Japão, a forma como a equipe de Jesus tem se comportado longe de seus domínios o credencia para um resultado positivo.

Nunca me preocupei com tabu. O Flamengo hoje é um time que joga em qualquer lugar, pode ganhar dentro ou fora, e tem demonstrado isso — elogiou Zico, autor do primeiro gol da vitória por 2 a 1 em 1974 (o ponta-direita Paulinho fez o segundo).

Mesmo sem Arrascaeta, Filipe Luis, Gabigol e Rodrigo Caio, o ídolo acredita que a boa fase rubro-negra — já são 14 partidas sem perder — e a maneira como tem atuado, com qualquer formação, podem fazer a equipe dar fim a esse jejum: em 23 jogos, foram oito empates e 15 derrotas do Flamengo. Apenas na Arena Baixada, são 17 partidas, com 12 vitórias do Furacão e cinco empates.

— O Flamengo vive momento importante, tem que jogar como tem jogado com os outros times. Independentemente de ser fora ou em casa, isso é que tem feito a diferença — opinou o ex-jogador.

Athletico não deixa rival se adaptar a grama sintética

Para Zico, o maior adversário do Rubro-Negro hoje será mesmo o gramado sintético da Arena da Baixada, que deu trabalho já na Copa do Brasil, em julho: o time de Jorge Jesus só conseguiu um empate na partida de ida, e acabou eliminado nos pênaltis no Maracanã. Para o Galinho, o treinador precisará ficar atento porque o Athletico acelera o jogo e busca um gol nos primeiros minutos, como aconteceu no 1 a 1 da Copa do Brasil.

— Eles fazem pressão inicial e geralmente marcam gol. A bola corre mais, o domínio é diferente, e isso é uma grande vantagem — alerta o eterno camisa 10: — Ninguém treina e joga nesse campo.

Na vitória de 1974 sobre o Athletico-PR, o Flamengo estava no meio de uma sequência que terminaria com 14 partidas sem perder, mesmo número da atual equipe. Jayme de Almeida era zagueiro titular pelo primeiro ano após subir aos profissionais do clube, e estava em campo na partida que valia um bicho maior exatamente pela série invicta.

– Foi o meu primeiro brasileiro. Eu tinha subido em 1973 e em 1974 virei titular. Lembro que passamos uma fase invicta e esse jogo fez parte. Ficamos um bom tempo sem perder. E o bicho era gradativo, ia aumentando – conta o ex-zagueiro e ex-treinador do Flamengo.

O reencontro na Arena da Baixada, que Jayme enfrentou como técnico na Copa do Brasil de 2013 (1 a 1), é visto como complicado novamente. Mas dessa vez, com mais otimismo.

– Flamengo está passando por um momento fantástico, com esse time é favorito em qualquer campo. Athletico-PR jogou de igual para igual na Copa do Brasil, tem que respeitar, contra o Flamengo jogam parecido, ainda mais na arena. Mas o Flamengo tem condições de acabar com esse tabu – aposta Jayme de Almeida, que reforçou o peso do campo.

– A grama sintética também incomoda, eles estão acostumados, é uma certa vantagem. Eles não deixam o rival se adaptar, pressionam para fazer o gol logo – lembra.

Poucos pontos no novo gramado

A única vitória do Flamengo na Arena da Baixada foi na Sul-Americana, em 2011, com gol de Ronaldinho Gaúcho. O estádio ainda não tinha recebido grama sintética. Desde que o campo mudou, em 2016, foram cinco partidas, com três empates e duas derrotas. Não perder e trazer um ponto para o Rio já seria importante para se manter distante na liderança do Campeonato Brasileiro.

A pior derrota no novo gramado atleticano aconteceu no ano passado, exatamente pelo Brasileiro, com um sonoro 3 a 0 para os donos da casa. Na ocasião, Mauricio Barbieri era o treinador, e jogadores como Renê, Willian Arão, Vitinho e Éverton Ribeiro estavam em campo. Todos devem jogar hoje.

O tabu do Brasileiro compreende 23 jogos, com oito empates e 15 derrotas do Flamengo. Apenas na Baixada, são 17 jogos, com 12 vitórias do Furacão e cinco empates.

O técnico Jorge Jesus ainda não contará com Rodrigo Caio e Gabigol, com a seleção, e Filipe Luis e Arrascaeta, recuperando-se de lesão.

— Jogo muito complicado, pois o Athletico Paranaense sempre exige o limite de qualquer time que pensa em ganhar jogando na casa deles — afirmou o lateral Renê.

—O Flamengo sabe que as dificuldades que sempre encontra lá serão as mesmas e que precisamos estar em um nível muito bom para atingirmos os nossos objetivos.