Cidadania vai a Anastácio com “Perifeirarte” e formação de lideranças comunitárias

Nos dias 8, 9 e 10 de maio, a Secretaria de Estado de Cidadania estará no município de Anastácio com mais uma edição da formação continuada para lideranças comunitárias, curso que faz parte do programa “Perifeirarte”.

O evento é aberto às lideranças ou aquelas pessoas que tenham interesse em se tornar uma. Toda a programação será conduzida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, e claro, o evento termina com a entrega de certificados na feira livre ou praça da cidade com apresentações culturais.

Formação envolve desde conceitos básicos de cidadania, associativismo, cooperativismo e comunitarismo. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)

Serão dois dias de formação continuada para líderes comunitários, com diversos temas relevantes para a regularização das associações de moradores, comunidades da agricultura familiar, associações de amigos que fazem trabalhos voluntários.

“Teremos um contabilista que vai falar sobre a parte contábil das associações, e a importância de se manter regularizado, além de um palestrante da Semadesc falando sobre hortas urbanas e periurbanas, módulo sobre os conselhos municipais de segurança e, ainda a Subsecretaria da Igualdade Racial que vai abordar a temática da igualdade e a importância de estabelecer essa mesma política no município”, descreve o subsecretário para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva.

Programação

O evento é aberto à população, e os interessados em receber o certificado da formação podem se inscrever pelo link clicando aqui.

Evento também conta com palestras sobre segurança para conselhos comunitários. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)

08/05 – Quarta-feira 

18h30 – Abertura
Local: Plenário da Câmara Municipal – Praça Garibaldi Medeiros, 718 – Centro

Tema: “A importância do Registro em Cartório das entidades e o fortalecimento das ações comunitárias no âmbito municipal” – com Jairo Luiz da Silva – Subsecretário de Estado de Políticas Públicas de Assuntos comunitários; Paulo Ângelo de Souza – Especialista em Educação do Campo e Especialista em Educação em Direitos Humanos;

18h45 – Palestra 1: “Programa Estadual de Agricultura Urbana e Peri-urbana de Mato Grosso do Sul”. Palestrante: Humberto de Mello Pereira – Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais – SEAF/Semadesc de Mato Grosso do Sul;

20h15 – Palestra 2: “A importância dos Conselhos Comunitários de Segurança nos municípios de Mato Grosso do Sul”. Palestrante: Giancarlo Corrêa Miranda – 2º Vice-presidente da Cobrapol – Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis.

09/05 – Quinta-feira

18h30 – Palestra 1: “A importância da organização das entidades comunitárias sob perspectiva da boa gestão contábil”. Palestrante: Vanderlei Braga Paim – Bacharel em Ciências Contábeis e Contabilista da Prefeitura Municipal de Anastácio/MS”;

20h – Palestra 2 – “Políticas Públicas e a Luta Antidiscriminação Racial” Palestrante: Vânia Lúcia Baptista Duarte – Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul. 

10/05 – Sexta-feira 

Local: Feira Central – Praça Garibaldi Medeiros
18h – Atividades Culturais do Projeto Perifeirarte – Arena Comunitária.

Perifeirarte

Perifeirarte encerra programação na feira livre ou praça da cidade com arte, cultura, moda e gastronomia. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)

O Perifeirarte une periferia e arte para incentivar o trabalho das associações de bairro, levando inserção cultural e conceitos de cidadania a todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

O nome surgiu da mistura entre periferia, feira e arte, e segundo o subsecretário, é desse “caldo” que sai o fortalecimento de políticas públicas. “A gente define a feira livre como o ambiente mais popular e democrático de uma comunidade, e é através deste nome que levaremos conceitos de cidadania, associativismo, e comunitarismo para essas comunidades, tanto urbanas quanto rurais”, enfatiza Jairo.

Com apoio da Fundação de Cultura do Estado, artistas de Campo Grande e do município visitado se apresentaram juntos na feira livre.

“É um projeto essencial para reavivar, reagrupar, reorganizar e organizar as associações que, porventura, estiverem carecendo de formação, além de ser aberto a todas as lideranças formais e voluntárias que podem participar e aproveitar desse conteúdo que é muito rico. O Governo do Estado mostra com isso a importância da municipalização que é uma das pautas da gestão, e estamos levando aos municípios do interior esse projeto para fortalecer o movimento comunitário do Mato Grosso do Sul”, finaliza Jairo.

 

Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

FonteGoverno MS