Chuvas diminuem e sábado terá sol em grande parte de Mato Grosso do Sul

As chuvas dão uma trégua em Mato Grosso do Sul, e o sábado terá sol entre nuvens em grande parte do Estado. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado (07.12) é de céu parcialmente nublado em grande parte do Estado e baixa expectativa de chuva. Pode chover nas regiões norte e bolsão, onde as condições esperadas são de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A umidade relativa do ar tem variação entre 30% a 90%. E as temperaturas ficarão estáveis em Mato Grosso do Sul e podendo variar entre de 15°C a 35°C, com tendência a ligeira elevação.

Monitoramento das chuvas

Conforme boletim do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) para os próximos 15 dias, a condição de tempo chuvoso deve continuar nos próximos dias em Mato Grosso do Sul.

No período de 06 a 14 de dezembro as condições para chuva no Estado continuarão em todas as áreas, porém os maiores acumulados poderão estar concentrados nas regiões extremos norte e nordeste, em que são esperados até 100 milímetros acumulados ao longo do período. Para estas regiões é recomendado atenção para as possíveis condições adversas de tempo que podem ocorrer, como chuvas intensas, ventos fortes, raios e até granizo. Nas demais áreas, as chuvas ocorrerão com acumulados menores chegando a valores de até 60 milímetros acumulados.

Para o segundo período de 14 a 22 de dezembro, o modelo mostra que as condições de chuva continuam de forma mais generalizada no Estado, com concentrações mais altas na parte central onde há expectativa de até 70 milímetros para o período. Para as demais áreas, são esperados menores volumes de chuva, com até 50 milímetros acumulados ao longo do período.

FontePortal do Governo MS / Mireli Obando(Subcom)/ Foto: Saul Schramm (Estrada Parque – Pantanal Sul-Mato-Grossense)