27.8 C
Campo Grande
sábado, abril 20, 2024

China suspende cerimônias de casamento para frear disseminação do coronavírus

PEQUIM — Além de ter colocado dezenas de milhões de chineses sob quarentena e forçado a suspensão de excursões de viagem e centenas de voos, a crise do coronavírus mudou até mesmo a rotina de casamentos na China. Xangai, Xi’an e outras cidades do país anunciaram a suspensão de várias cerimônias previstas para o próximo dia 2 de fevereiro com o intuito de evitar a disseminação da doença em grandes aglomerações.

A especificidade da data se explica pela superstição, segundo o El País Brasil: a coincidência de números (2020-02-02, conforme redigido no país) e o fato de ser um domingo levou diversos chineses a agendarem seus matrimônios no próximo dia 2. A demanda foi tão grande que os cartórios de Xangai planejaram estender o horário de funcionamento.

A cidade chinesa solicitou, ainda, que os noivos evitem o Dia de São Valentim, celebrado como o dia dos namorados em diversos países do Ocidente e do Oriente no próximo dia 14.

Além disso, o governo chinês também postergou o feriado do Ano Novo Lunar, que terminaria na próxima quinta-feira, até o dia 2. As férias escolares também foram estendidas até segundo aviso. Excursões turísticas estão vetadas desde a última sexta-feira, apesar do feriado, quando centenas de milhões de chineses viajam dentro e fora do país.
FonteO Globo