Capitão do PSG, Marquinhos espera erguer a taça da Champions: “Já mostrou sua força”

Por Rodrigo Lois — Rio de Janeiro

Marquinhos se tornou nesta temporada o jogador com mais títulos na história do Paris Saint-GermainFoi fundamental para o time francês chegar na decisão da Champions League, seja por seu desempenho como zagueiro ou seu papel de capitão. Falta agora só mais um passo, só mais um jogo, só mais uma final.

Só mais uma taça.Marquinhos é um dos pilares do Paris Saint-Germain, finalista da Champions League — Foto: Getty Images

Marquinhos é um dos pilares do Paris Saint-Germain, finalista da Champions League — Foto: Getty Images

 

O Paris Saint-Germain tem hoje no elenco só dois remanescentes da geração que foi vice-campeã em 2020 (derrota para o Bayern de Munique na final): Kimpembe, que quase não joga mais; e Marquinhos — titular absoluto. O brasileiro disse que “não pode deixar passar” essa nova chance de título.

— O objetivo do PSG é sempre alto. Penso que o clube já mostrou sua força e sua filosofia. Em todos os campeonatos a gente vai estar sempre lutando para estar entre os melhores, pelo título. Mas, como eu disse, sempre é um trabalho muito árduo. É um grande clube e vem crescendo cada vez mais — declarou o defensor, em entrevista à Fifa.

O PSG ainda terá depois a Copa do Mundo de Clubes 2025, nos Estados UnidosA equipe francesa está no Grupo B, junto de Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders.

— Vai ser muito interessante por conta da forma que é, por ter todos os grandes clubes do mundo, jogar contra adversários que a gente não está acostumado a jogar. A gente está com muita vontade de descobrir como vai ser essa competição — disse.

Paris Saint-Germain volta a disputa uma final de Liga dos Campeões, cinco anos depois — Foto: Getty Images

Paris Saint-Germain volta a disputa uma final de Liga dos Campeões, cinco anos depois — Foto: Getty Images

Um dado deixa clara a relevância de Marquinhos para este PSG finalista da Liga dos Campeões: o zagueiro brasileiro disputou 15 dos 16 jogos do time no torneio, sendo titular em todos eles, e foi substituído apenas uma vez, bem no final do confronto de volta contra o Liverpool, nas oitavas. Ele só perdeu o jogo de ida contra o Aston Villa, nas quartas, porque precisava cumprir suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

Marquinhos é o segundo jogador com mais recuperações de bola na Champions: 106.

 

E mesmo poupado de vários jogos do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês, por estratégia do técnico Luis Henrique para tê-lo nas melhores condições para a Champions League, Marquinhos foi eleito para a seleção ideal da competição nacional.

Ao todo, 61 brasileiros diferentes conquistaram a Liga dos Campeões até hoje, desde a primeira edição em 1958.

Marquinhos deu entrevista coletiva no Paris Saint-Germain na sexta-feira passada, véspera da final da Copa da França desta temporada. Ele disse que aquele jogo era “a melhor maneira” de se preparar para a decisão da Champions e passou o recado para os companheirosO PSG foi lá e venceu o Reims por 3 a 0 no Stade de France.

 

FonteGE