11.8 C
Campo Grande
segunda-feira, maio 27, 2024

Campo Grande vai liberar vacina da Gripe para toda a população com mais de seis meses

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), irá ampliar a oferta da vacina da gripe para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A medida entrará em vigor na quinta-feira (2), a partir das 14h, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, conforme o Ofício nº 142/2024. As doses estarão disponíveis nas mais de 70 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destacou a importância da vacinação como principal estratégia de proteção contra o vírus, considerando o aumento de doenças respiratórias no município. Ontem, a Prefeitura decretou situação de emergência por conta do elevado número de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) registrados, o que tem levado a sobrecarga dos serviços de saúde e maior demanda por internação hospitalar.

“A imunização é nossa principal aliada, por isso quero convocar todos os campo-grandenses para garantir essa proteção tão importante para a saúde coletiva. Nós estamos passando por um período de aumento de casos e é fundamental que toda a população busque se vacinar”, afirmou.

Até agora, Campo Grande vacinou aproximadamente 66 mil pessoas, o que representa pouco mais de 16% da população-alvo da campanha, estimada em 360 mil pessoas. O município recebeu aproximadamente 225 mil doses da vacina contra a gripe e terá disponível 160 mil doses para atender toda a população.

As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente conforme as cepas do vírus predominantes.

Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

#pratodosverem A imagem de capa é de uma profissional vacinando uma idosa.

FonteAgência Municipal de Campo Grande