CAMPO GRANDE ULTRAPASSA A MARCA DE 80% DA POPULAÇÃO ELEGÍVEL IMUNIZADA CONTRA COVID-19

Campo Grande já possui mais de 80% de toda a população elegível com o esquema vacinal primário da Covid-19, com duas doses do imunizante ou a vacina de dose única, finalizado. Ao todo são mais de 679,7 mil pessoas que concluíram o ciclo e já estão imunizadas contra a infecção. 

Todos os moradores de Campo Grande a partir dos cinco anos de idade já podem buscar por uma das mais de 40 unidades de saúde que estão disponíveis para a aplicação das doses. A marca de 81% do público elegível vacinado simboliza o avanço e comprometimento do município no combate à Covid. 

“Essa é uma marca muito importante para todos nós, mas que não anula a necessidade de ainda mantermos medidas de biossegurança, como higiene das mãos e etiqueta respiratória. As crianças com menos de cinco anos não tomaram nenhuma dose, e são hoje nossa maior preocupação”, afirma a prefeita Adriane Lopes. 

Para ela, a batalha contra o vírus ainda não está vencida. “O uso de máscara, por exemplo, ainda é obrigatório em transportes coletivos por causa do grande número de pessoas dentro destes ônibus, e nas unidades de saúdem, justamente para evitar a contaminação cruzada, além de ser recomendado a quem tem comorbidades ou apresente sintomas gripais”, conclui. 

Campanha 

A vacinação contra Covid-19 começou no dia 19 de janeiro de 2021, sendo necessário realizar um escalonamento dos públicos alvos, uma vez que o quantitativo de doses não era suficiente para atender a toda a população. 

No início do mês de agosto, toda a população acima de 18 anos de idade já podia receber o imunizante, acelerando o processo de imunização na Capital. A cidade é, até hoje, destaque nacional na campanha vacinação contra o novo coronavírus, estando por meses entre as capitais com a maior porcentagem da população imunizada. 

No mesmo mês foi a vez dos adolescentes entre 12 e 17 anos começarem a ser vacinados, após a aplicação das doses no grupo prioritário nesta faixa etária. Neste ponto, Campo Grande contava com uma população elegível para a vacinação de 741.599 pessoas. 

Em dezembro de 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação de vacinas contra o vírus em crianças entre 5 e 11 anos e, às vésperas de completar um ano do início da campanha, as doses começaram a ser aplicadas neste público em 15 de janeiro de 2022, após liberação do Ministério da Saúde. 

Descentralização das doses

Dentre as estratégias adotadas por Campo Grande, uma delas foi a descentralização das doses, que estavam disponíveis em todas as regiões da cidade. Além de mais de 50 postos com os imunizantes, foram montadas equipes volantes, que vacinaram em shoppings, supermercados, escolas municipais e comunidades carentes, por exemplo. 

Também houve o apoio da Cruz Vermelha que circulou com o “Busão da Vacina” pelos bairros da cidade por 45 dias, instalação de barreiras sanitárias no Aeroporto e Rodoviária, abertura de cinco Polos de vacinação e quatro Drives-Thru, que tinham capacidade para aplicar até duas mil doses por dia. 

Através destas estratégias de descentralização das doses, Campo Grande atingiu a marca histórica de 17.543 mil doses aplicadas em apenas um dia. 

FonteAgência Municipal de Campo Grande