CAMPO GRANDE É A CAPITAL COM MAIOR PERCENTUAL DE PESSOAS COMPLETAMENTE IMUNIZADAS DO PAÍS, APONTA OPAS

Campo Grande é a Capital com o maior número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 com as duas doses ou dose única do País, conforme relatório epidemiológico divulgado ontem (11) pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS)

A Capital Sul-mato-grossense lidera o ranking nacional de vacinação, com índice de 52% da população adulta completamente imunizada. O Município detém ainda a maior proporção de doses utilizadas, 101%, conforme demonstrativo abaixo. Em segundo lugar está a cidade de Porto Alegre ( RS) com 49% de cobertura vacinal.

Conforme dados do “Vacinômetro”, até a manhã desta quinta-feira, dia 12 de agosto, 541.907 pessoas foram vacinadas em Campo Grande. Destas,  353.041 receberam a dose de reforço ou dose única, o que representa  52.2% da população adulta. O Município tem aproximadamente 676,7 mil pessoas com mais de 18 anos, segundo censo do IBGE. Desde o dia 19 de janeiro, início da vacinação emergencial contra a Covid-19,  894.948  doses foram aplicadas na Capital.

Se consideramos toda a população campo-grandense, aproximadamente 906 mil pessoas, a cobertura da primeira dose é de 59.81% e da segunda dose ou dose única chega a 38.96%.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, atribui o resultado a união de esforços e o empenho de todos os envolvidos no processo de vacinação.

“Isso é resultado do planejamento e ações estratégicas adotadas pela gestão, além, é claro, do empenho de todos os servidores envolvidos neste processo. Seguimos firmes na corrida pela vida!”, enfatiza.

O planejamento, organização e estratégias adotadas pela Capital desde o início da vacinação fizeram toda a diferença para o êxito do processo.

Campo Grande conta com mais de 60 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos, incluindo quatro drives (Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems e UCDB)  três polos (Guanandizão, Seleta e IMPCG), com capacidade de vacinar até 20 mil pessoas por dia.

Além disso, o Município implementou um sistema de identificação prévia para dar mais agilidade no processo. O sistema, inclusive, tem ajudado municípios do interior do Estado a organizar a campanha de vacinação e foi reconhecido nacionalmente como exemplo de boas práticas.