Campanha Online de Conscientização “Maio Laranja” na Reme

A internet será a principal ferramenta adotada pela equipe do projeto “Valorização da Vida”, criado pela Superintendência de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para debater e combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, temas abordados durante o Maio Laranja.

A campanha, que é realizada todo ano por meio de abordagens educativas nas ruas, encontros e palestras nas unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme), este ano será totalmente virtual em decorrência da suspensão das aulas e da necessidade do distanciamento social devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com a superintendente de Gestão e Normas da Reme, Alelis de Oliveira Gomes, em parceria com a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), conselhos tutelares e a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, a campanha terá como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos dos jovens.

A equipe do projeto realizará, a partir da próxima semana, lives (chamadas ao vivo), ferramenta que se popularizou em diversos segmentos da sociedade durante a pandemia, para que seus parceiros possam expor serviços, trocar experiências, repassar dados e pontuar as ações realizadas até o início do isolamento social, com intuito de informar a sociedade, além de divulgar os canais de denúncias.

A superintendente de Gestão e Normas destacou a importância do projeto durante este período em que estamos. “Agora nós sentimos uma importância muito maior do projeto. Já temos experiência desde 2018, mas agora em 2020 nós sentimos que o projeto vale a pena e que ele tem resgatado pessoas, o que é muito importante não só para Campo Grande mas para todos os seguimentos”, disse a superintendente.

A equipe da Sugenor, formada por cinco psicopedagogas, já está organizando a estratégia virtual, que terá início na próxima semana.

Dados

Criado em 2017, o projeto “Valorização da Vida”, atua diretamente nas escolas municipais de Campo Grande, no combate a intenção suicida e automutilação, atendendo alunos e servidores das unidades escolares.

O projeto agrega educadores, psicólogos, psicopedagogos, profissionais da Saúde, assistentes sociais e técnicos da secretaria Municipal de Educação.

Em 2019, o programa atendeu 11.151 pessoas com depressão, ideação suicida e automutilação. Dentre os atendidos, estão os professores, alunos e servidores da Rede Municipal de ensino.

Em 2020 antes da pandemia foram atendidas 614 pessoas.

FonteAgência Municipal de Campo Grande