Caminhão adquirido com recurso do Funles vai ajudar na coleta seletiva de lixo em Glória de Dourados

A coleta seletiva de lixo recém implantada pela Prefeitura de Glória de Dourados será potencializada com a chegada um caminhão ¾ com carroceria e gaiola. O veículo, adquirido com recursos do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Funles), foi entregue nesta pelo Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O ato de entrega contou com a presença do secretário Jaime Verruck, da Semagro, do prefeito Aristeu Pereira Nantes, do presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Cesar Gomes, gestores da Prefeitura e equipe técnica da Semagro. Glória de Dourado é um dos oito municípios que, em fevereiro deste ano, assinou convênio para o recebimento de recursos do Fundo após finalização de edital para compra de equipamentos e execução de obras estruturantes.

O prefeito Aristeu destacou as ações realizadas pelo governo no município e que têm beneficiado a população da região. Ele lembrou que do ano de 2015 até o momento, “o município foi contemplado com cinco patrulhas mecanizadas (trator com equipamentos), terraceador, roçadeira e rotoencanteirador (para hortas)”.

“Além desse apoio da Semagro, por meio da Agraer, também recebemos obra de recapeamento, de sinalização, e agora teremos a construção da ponte (sobre o rio Pirajuí), que vai potencializar a geração de emprego na região, pois reduz o trajeto de até a usina da Adecoagro, em Ivinhema. Agora, com esse caminhão comprado com o recurso do Funles, vamos otimizar o uso do nosso aterro sanitário, fazendo o descarte correto do lixo reciclável”, acrescentou o prefeito de Glória de Dourados.

O secretário Jaime Verruck ressaltou o empenho da equipe técnica da prefeitura municipal, “que aprovou o projeto no edital do Funles para a aquisição do caminhão. Isso é fundamental para o programa de resíduos sólidos do Estado. No caso da agricultura familiar, é importante ressaltar que estamos agora em um novo movimento. Temos mais R$ 22 milhões em emendas parlamentares e que devem ser utilizados na compra de mais equipamentos, de acordo com a real necessidade de cada região, produtor, assentado”.

O titular da Semagro ressaltou ainda que, para atender à demanda de produção de suínos do Estado, foi solicitado ao Banco do Brasil a priorização no desembolso de contratos do FCO para produtores rurais da área de suinocultura na região. “Além disso, já assumimos compromisso, junto ao município, de atuar para a reabertura do laticínio da cidade. Nosso foco é o desenvolvimento dos municípios para ter mais emprego e qualidade de vida”, finalizou Jaime Verruck.

FontePortal do Governo MS / Marcelo Armôa (Semagro)/ Fotos: Divulgação