Por volta dos seus 42 anos de idade, Caetano assumiu a perspectiva do “homem velho” em notória canção do álbum “Velô” (1984). E cantou: “Ele já tem a alma saturada de poesia, soul e rock’n’roll / as coisas migram e ele serve de farol”. Os versos não poderiam ser mais exatos/proféticos para esse baiano que chega hoje aos 80 anos gozando de saúde e lucidez — e em plena atividade, como se há de se conferir na live que ele faz à noite com a família, transmitida a partir das 20h30 pelo Globoplay.
As coisas migram, os cabelos brancos tomam a fronte do artista e o menino, que antes corria, agora o vê como o “vovô nervoso, teimoso, manhoso” (dito na recente canção “Não vou deixar”). Principalmente teimoso: um vovô que insiste em — e muitas vezes consegue — manter-se relevante num mundo vergado às vontades dos adolescentes, embora um pouco mais equipado do que antes para ouvir o homem velho.
Artistas do mundo homenageiam Caetano
- Gilberto Gil: ‘Caetano tem sido um grande mestre na minha formação’
- Sônia Braga: ‘O encontro com Caetano é uma esperança’
- David Byrne: ‘Descrever Caetano é impossível’
- Fito Paez: ‘Caetano Veloso é um grito de liberdade’
- Carminho: ‘Foi Caetano quem me ensinou muito da música que sei e da da coragem que tenho’
- Jorge Drexler: ‘Quando eu for jovem quero ser que nem Caetano Veloso’
- Devendra Banhart: ‘Só faço o que faço na esperança de impressionar Caetano’
- Igiaba Scego: ‘Caetano Veloso, para mim, é uma religião laica’
- Mario Lucio Vaz: ‘Caetano Veloso torna o popular erudito e o vulgar divino’
Em 2022, Caetano Veloso está em um lugar para lá de confortável: praticamente tudo que se identifica como música popular brasileira encontra espelho em sua obra. “Se você tem uma ideia incrível/ é melhor fazer uma canção”, avisou ele, com alguma ironia, em “Língua”, outra das faixas de “Velô”. De Ferrugem, Gloria Groove, Maiara e Maraísa, Baco Exu do Blues (e “gente pra xuxu”, como listou, rimando, em “Sem samba não dá”, faixa de “Meu coco”, álbum de 2021), muita gente segue hoje, com êxito (mesmo que instintivamente) a recomendação.