O Secretário de Estados dos EUA, Antony Blinken, anunciou novas sanções direcionadas a empresas russas, na maioria do setor bélico.
“No total, 22 entidades russas relacionadas à defesa serão afetadas, incluindo empresas que fabricam aeronaves de combate, veículos de combate de infantaria, drones e sistemas de guerra eletrônica, disse Blinken.
“Também estamos impondo controles de exportação à Belarus para responsabilizar o regime de Lukashenko por ser um fornecedor de armas na guerra escolhida pelo presidente Putin. Vamos sufocar a capacidade de Belarus de importar tecnologias-chave”, acrescentou.
NYT: ucranianos formam barricada para bloquear tropas russas; e vídeo mostra ataque aéreo na Ucrânia
O jornal americano “The New York Times” postou um vídeo que mostra uma barricada humana, feita por civis ucranianos, para bloquear a passagem das tropas russas. Outro vídeo mostra dois aviões de guerra voando em baixa altitude momentos antes de um ataque aéreo.
O que sabemos até agora:
- Russos afirmam que tomaram cidade portuária de Kherson, mas ucranianos negam
- Uma delegação ucraniana partiu para uma segunda rodada de negociações com a Rússia
- Macron disse que a guerra era responsabilidade exclusiva do presidente Putin
- Mais de 870.000 pessoas fugiram da Ucrânia desde o início dos combates
- A União Europeia e os EUA impuseram novas sanções à Belarus por seu papel de apoio na invasão
- Abramovich disse que venderá o Chelsea F.C. e que vai doar os lucros para ajudar as vítimas da guerra
Sem SWIFT na Rússia
O sistema de transações financeiras SWIFT será desconectado das entidades russas em 12 de março, informou a instituição responsável pelo sistema.
A data foi estipulada pelo regulador europeu após sanções do bloco contra a invasão russa da Ucrânia.
Os bancos usam o SWIFT , com sede na Bélgica, para enviar milhões de instruções diariamente, dando suporte a trilhões de dólares em pagamentos anuais para sustentar o comércio internacional.
Avanço russo em Kherson
O prefeito de Kherson, Igor Kolykhayev, disse que as tropas russas tentam neste momento invadir a sede da prefeitura.
Esta é uma das maiores cidades do sul da Ucrânia e conta com um importante porto que dá acesso ao Mar Negro.
No 7º dia de guerra, Rússia intensificou ataques a cidades ucranianas: há registro de combates em Mariupol, Kharkiv e Kherson. Aa tropas também fazem cerco a Kiev.
Segundo o Ministério da Defesa da Russia, as forças armadas do país já teriam dominado a cidade de Kherson, onde vivem cerca de 250 mil pessoas. A informação é da agência de notícias russa RIA – mas é negada pela Ucrânia.
Biden fala sobre a guerra na Ucrânia
O presidente dos EUA, Joe Biden, discursou sobre a guerra na Ucrânia e repetiu parte do seu pronunciamento do Estado da União, em que ele chamou Vladimir Putin de ditador e anunciou ainda mais sanções à Rússia.
“Putin achou que poderia nos dividir, mas ele errou”, disse Biden.
O presidente apareceu nesta quarta com uma marcação na testa porque participou de uma cerimônia católica da Quarta-Feira de Cinzas nos EUA.
EUA: retórica nuclear de Putin é o ‘cúmulo da irresponsabilidade’
O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, qualificou a retórica nuclear “provocativa” de Vladimir Putin como “o cúmulo da irresponsabilidade”, dias depois de o presidente russo colocar em alerta suas forças estratégicas após invadir a Ucrânia.
Essa retórica “é perigosa, aumenta o risco de erros de cálculo e deve ser evitada”, destacou o secretário de Estado durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (2).