BIBLIOTECA MUNICIPAL PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO INFANTIL SOBRE A CULTURA CIGANA NESTA SEXTA

A literatura da capital sul-mato-grossense voltada ao público mais jovem receberá na noite de hoje (8) mais uma obra para o seu acervo. Trata-se do livro “Era uma vez… Um povo cigano”, o primeiro escrito pela professora de dança, taróloga e poetisa Cigana Luna Negra.

O evento de lançamento, que contará também com uma apresentação de dança cigana, será realizado na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos, dentro do Horto Florestal, às 19h.

Natural de Campo Grande, Luna desenvolve há muitos anos trabalhos focados em dança flamenca e cigana. A escrita já fazia parte de sua vida, mas essencialmente por meio de poemas que eram compartilhados com amigos mais próximos. Reconhecendo seu talento, muitos deles insistiram para que a autora publicasse esses textos, e assim seus primeiros trabalhos ganharam as páginas impressas – sendo incluídos até mesmo em coletâneas internacionais.

O passo seguinte da poetisa no campo literário foi trabalhar em seu primeiro livro. Luna escolheu abordar a temática do povo cigano, baseando-se em suas próprias experiências de infância e nas histórias que eram tradicionalmente passadas de geração em geração. E o fato de rotineiramente presenciar episódios de preconceito com crianças de sua comunidade por conta de seus costumes pesou na hora de decidir o público-alvo.

“A ideia de trabalhar com uma literatura baseada em contos de fada foi para mostrar para adultos e crianças, de uma forma lúdica e coerente, a cultura cigana, desmistificá-la, e fazer com que os mais jovens tenham um olhar diferente dos adultos – cuja maioria, infelizmente, já está contaminada pelo preconceito não só ao povo cigano, mas à maioria dos povos tradicionais”, lamenta Luna.

A obra foi concluída em 2019, mas teve seu lançamento adiado por conta das restrições impostas pela pandemia de covid-19 nos últimos anos. Agora, a autora considera o momento adequado para disponibilizar seu primeiro livro, em parceria com a Editora Vida Produções e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur)

Serviço:

A Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado está situada dentro do Parque Florestal Antônio de Albuquerque (Horto Florestal). O órgão faz parte da Sectur e oferece um acervo de aproximadamente 40 mil livros para a população, além de promover o lançamento de diversas obras de autores regionais.

Os acessos ao Horto são pela Rua Joel Dibo, n.º 1, ou na esquina entre as avenidas Ernesto Geisel e Fernando Corrêa da Costa.

FonteAgência Municipal de Campo Grande