Apple quer usar iPhone e Apple Watch como chave do Apple Car

Não é de hoje que a Apple deixa escapulir informações sobre o projeto automotivo Apple Car. Uma patente registrada em 2018 pela maçã e publicada na última semana revela a intenção da empresa em criar um sistema para destravar o veículo por meio do iPhone ou Apple Watch. A ideia utilizaria o Bluetooth e frequências de rádios mais curtas (ultra-wideband, UWB) para fazer a comunicação entre os dispositivos.

Segundo o documento, é possível escolher funções distintas cada tipo de protocolo sem fio. Na conexão por Bluetooth, por exemplo, ele “pode ser usado para executar a autenticação do veículo e trocar recursos entre um dispositivo móvel”, enquanto a UWB “pode fornecer maior precisão para medições de distância”.

O sistema prevê a utilização de módulos instalados no carro que se comunicam diretamente com o dispositivo móvel, seja ele iPhone ou Apple Watch, quando os dois estiverem próximos. Os sensores conseguiriam detectar a proximidade entre os componentes para conceder permissões de acesso ao usuário.

Além de destravar o carro, o sistema permitiria uma configuração de perfil para cada tipo de dispositivo associado aos módulos do carro. Por exemplo, um pai poderia configurar o Apple Watch do filho para conceder acesso apenas à parte traseira do automóvel. Desse modo, uma criança não conseguiria dar a partida no carro usando o aparelho.

Partindo deste mesmo princípio, o administrador do ambiente poderia conceder acessos a outro dispositivo para apenas ligar a luz interna, aparelho de som e outras funções sem necessariamente permitir que ele dirija o automóvel. Além disso, a pessoa pode usar os sensores para acionar o destravamento das portas quando estiver próximo (ou programar um tempo hábil para fazê-lo), mas só acionar a ignição quando estiver dentro do veículo.

Através dos sistemas sem fio Bluetooth e UWB, o iPhone ou Apple Watch pode trocar informações que complementem a direção, como a precisão de distância entre locais, rotas e tráfegos alternativos. Esta comunicação permitiria também compartilhar arquivos através do AirDrop, possivelmente músicas e vídeos.

Antes da criação desta patente, a Apple afirmava que pode ser inconveniente carregar as chaves do carro junto com o iPhone no bolso. Por enquanto, a ideia manifesta apenas a intenção da empresa em produzir a tecnologia, mas se isso realmente acontecer, seria de grande utilidade também para as pessoas que às vezes esquecem as chaves em casa.