Após tsunami, Tonga perde acesso à internet: ainda não se sabe se há vítimas e extensão de danos

Ainda não há informações sobre possíveis vítimas ou a extensão dos danos em Tonga, atingida por um tsunami neste sábado após a erupção de um vulcão, porque a conexão de internet foi perdida às 18h40 (horário local, 2h de Brasília), disse à agência Associated Press Doug Madory, diretor de análise de internet da firma de inteligência de rede Kentik. Segundo a BBC, muitas partes de Tonga estão cobertas por cinzas e passam por um blecaute quase total de luz e linhas telefônicas.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse no domingo (horário local, sábado no Brasil) que as imagens da erupção do vulcão eram “muito preocupantes” e que as agências do país ainda tentam estabelecer comunicações com o país para avaliar a situação local.

Segundo Madory, Tonga recebe sua internet via um cabo submarino de Suva, Fiji, que presumivelmente está danificado. A Southern Cross Cable Network, companhia que gerencia a conexão, ainda não sabe “se o cabo for cortado ou sofreu apenas uma perda de energia”, disse o chefe do escritório técnico, Dean Veverka, também à Associated Press.

Em 2019, Tonga perdeu o acesso à internet por quase duas semanas quem um cabo de fibra ótica foi rompido. O diretor da companhia de cabo local disse, na época, que um grande navio pode ter cortado o cabo ao arrastar uma âncora. Até que um acesso limitado via satélite fosse restaurado, as pessoas não conseguiram nem fazer chamadas internacionais.

 

A erupção seguida por tsunami disparou alertas e ordens de retirada em países como Japão, EUA e Chile, causando grandes ondas em várias ilhas do Sul do Pacífico, onde vídeos postados em redes sociais mostraram a água invadindo casas na região costeira.

 

 

O tsunami aconteceu após o Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, vulcão que fica a cerca de 65 km ao norte da capital de Tonga, ter uma erupção de oito minutos. Ela foi tão forte que “sons altos de trovão” puderam ser escutados em Fiji, situada a 800 km de distância.

Momento da erupção do vulcão submarino em Tonga Foto: Tonga Meteorological Services
Momento da erupção do vulcão submarino em Tonga Foto: Tonga Meteorological Services

Nuku’alofa, a capital tonganesa, teve partes inundadas por ondas que chegaram a 1,2 metro. Além da capital de Tonga, as ondas do tsunami também foram observadas na Samoa Americana, Pago Pago.

Segundo um site com base em Fiji, um comboio com policiais e militares retirou o rei de Tonga, Tupou VI, de seu palácio e o levou para uma vila longe da costa. Victorina Kioa, da Comissão de Serviços Públicos de Tonga, pediu às pessoas que “fiquem longe de todos os lugares ameaçados, ou seja, praias, recifes e todas as costas planas”.

 

 

Há imagens que mostram casas sendo tomadas pela força da água. Um vídeo que registra quando uma onda entra dentro de uma igreja. Enquanto a água invade o templo, por entre os bancos, é possível ver algumas pessoas em cima do altar.

 

 

Moradores de Tonga também gravaram vídeos após a erupção, nos quais mostram como o céu ficou escuro com a nuvem de fumaça emitida pelo vulcão.

Alertas e ordens de retirada

Nas primeiras horas de domingo (hora local, sábado no Brasil), a Agência Metereológica do Japão emitiu alertas de tsunami para a área costeira do país, afirmando que ondas de 1,2 metro chegaram na remota ilha de Amami e um tsunami menor em outras partes da costa. Também alertaram para possíveis ondas de até três metros.

Ondas de entre 0,89 cm e 1,3 metro chegaram até os EUA depois que um aviso de tsunami foi emitido para a Costa Oeste americana, incluindo os estados da Califórnia, Oregon, Washington e Alasca, de acordo com o Centro de Alertas de Tsunami dos EUA. Um aviso emitido para as ilhas do Havaí foi cancelado após terem sido registradas “pequenas inundações” por causa do tsunami, mas sem relatos de danos.

Também foram emitidos avisos para o Norte e Leste da Nova Zelândia, Austrália e para a Colúmbia Britânica, no Canadá. O Chile também esvaziou a maioria das praias em sua costa de 4 mil km de extensão.

Um alerta de tsunami significa que aqueles que estão perto devem sair das áreas costeiras e buscar abrigo em áreas altas imediatamente, enquanto um aviso significa que devem ficar longe da costa e fora da água.

 

FonteAgencias Internacionais