Após início forte, Gilbert Durinho é nocauteado por Kamaru Usman na luta principal do UFC 258

O UFC 258 não ficou marcado como um evento positivo para os brasileiros. Dos quatro atletas que se apresentaram em Las Vegas, apenas Polyana Viana saiu vencedora do octógono. Gilbert Durinho perdeu a luta principal por nocaute técnico para Kamaru Usman, Rodolfo Vieira teve sua invencibilidade encerrada com uma guilhotina de Anthony Hernandez e Dhiego Lima foi superado por Belal Muhammad na decisão dos juízes.

Kamaru Usman provou mais uma vez que é o melhor peso-meio-médio do Ultimate. Na madrugada deste sábado para domingo de Carnaval, o nigeriano nocauteou Gilbert Durinho aos 34s do terceiro round para confirmar sua terceira defesa de cinturão na companhia, na luta principal do UFC 258, em Las Vegas (EUA). O brasileiro arrancou bem e conseguiu um knockdown no primeiro assalto, mas o campeão mostrou o motivo de estar no topo e teve atuação de gala no restante do confronto. É a 17ª vitória seguida de Usman na carreira, sendo 13 delas no UFC. Para Durinho foi a primeira derrota na divisão até 77kg na organização. Ele havia vencido seus quatro oponentes antes.

A encarada antes de a luta iniciar foi tensa. Durinho estendeu a luva para cumprimentar, mas o campeão não retribuiu o gesto. E o brasileiro partiu para cima nos primeiros segundos e um cruzado de direita explodiu no rosto do nigeriano, que dobrou os joelhos, mas não caiu. Durinho seguiu no ataque, mas se desequilibrou após um chute alto. Usman evitou ir para o solo, deu chutes nas pernas. Ao entrar com um soco, o nigeriano escapou de um bote rápido no braço, e o brasileiro ficou de pé, escapando bem do clinche. A mão direita de Durinho voltou a tocar o rosto do campeão, que a esta altura tomava o centro do octógono e trabalhava os jabs para controlar a distância. Nos segundos finais, o desafiante encaixou boa sequência de socos. No intervalo, riram e se cumprimentaram.

Gilbert Durinho acertou golpe forte em Kamaru Usman no primeiro round — Foto: Getty Images

Gilbert Durinho acertou golpe forte em Kamaru Usman no primeiro round — Foto: Getty Images

Usman voltou ativo nos jabs, mas o brasileiro respondia com chutes baixos. Durinho disputava o centro do octógono o tempo todo para não se deixar encurralar na grade, mas o nigeriano voltou conectando mais golpes. Perto da metade do round, o campeão acertou uma bomba de direita e balançou Durinho. O brasileiro tentou buscar a queda, mas já parecia abalado e passou a receber muitos golpes no rosto. Ao tentar um ataque, recebeu um jab e foi ao chão, mas se levantou rapidamente e sobreviveu até o fim do round.

O castigo no segundo round teve seu preço cobrado no terceiro. Uma bomba de direita levou Durinho ao solo, e Usman sentiu o cheiro de sangue. Com uma sequência brutal de golpes, forçou a interrupção do árbitro central Herb Dean e defendeu o cinturão.

Kamaru Usman, com o cinturão, cumprimenta Gilbert Durinho — Foto: Getty Images

Kamaru Usman, com o cinturão, cumprimenta Gilbert Durinho — Foto: Getty Images

Grasso sofre no fim, mas vence Barber

 

Alexa Grasso venceu Maycee Barber no co-evento principal do UFC 258 — Foto: Getty Images

Alexa Grasso venceu Maycee Barber no co-evento principal do UFC 258 — Foto: Getty Images

No co-evento principal, Alexa Grasso foi superior no boxe e na luta agarrada nos dois primeiros rounds e foi o suficiente para vencer a luta contra Maycee Barber por decisão unânime (triplo 29-28). A americana reagiu nos cinco minutos finais, deu trabalho para a rival, mas a mexicana resistiu e engatou o segundo triunfo seguido, enquanto Barber perdeu pela segunda vez na carreira, após perder a invencibilidade em seu último compromisso, contra Roxanne Modaferri.

Com atuação segura, Gastelum encerra sequência negativa

 

Após três derrotas seguidas, Kelvin Gastelum entrou no octógono pressionado e foi pragmático para superar Ian Heinisch por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28). O número 9 da categoria dos médios (até 84kg) usou seu wrestling para controlar o rival e reencontrar a coluna das vitórias após quase três anos sem ter o braço erguido. Heinisch, 15º da divisão, perdeu pela terceira vez em quatro lutas.

Kelvin Gastelum Ian Heinisch UFC 258 — Foto: Getty Images

Kelvin Gastelum Ian Heinisch UFC 258 — Foto: Getty Images

Oriundo do wrestling, Gastelum usou seu jogo de quedas para controlar o rival na maior parte da luta. Apesar de passar alguns sustos no terceiro assalto, especialmente quando Heinisch dominou suas costas, o lutador souber reverter as posições ruins e administrou bem o combate.

Confira todas as lutas do evento:

CARD PRINCIPAL
Kamaru Usman venceu Gilbert Durinho por nocaute técnico aos 34s do R3
Alexa Grasso venceu Maycee Barber por decisão unânime (triplo 29-28)
Kelvin Gastelum venceu Ian Heinisch por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Ricky Simón venceu Brian Kelleher por decisão unânime (triplo 30-27)
Julian Marquez venceu Maki Pitolo por finalização aos 4m17 no R3
CARD PRELIMINAR
Anthony Hernandez venceu Rodolfo Vieira por finalização a 1m53s do R2
Belal Muhammad venceu Dhiego Lima por decisão unânime (triplo 30-27)
Polyana Viana venceu Mallory Martin por finalização aos 3m18 do R1
Chris Gutierrez venceu Andre Ewell por decisão unânime (30-26, 29-28 e 29-27)
Gabe Green venceu Philip Rowe por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)

FonteCombate