Amarildo Cruz participa de ação de pescadores que retira mais de uma tonelada de lixo das margens do Rio Dourado

Trabalho voluntário foi realizado nesta manhã, em Fátima do Sul, e envolveu 30 barcos e 90 pessoas

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca da Assembleia Legislativa de MS, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) participou, na manhã deste sábado (13), de ação realizada por pescadores profissionais artesanais que resultou na retirada de mais de uma tonelada de lixo. O material estava espalhado pelas margens do Rio Dourado, em Fátima do Sul.

O trabalho dos pescadores da colônia teve início por volta das 7h e, além do deputado estadual, contou com o apoio de empresários e voluntários, envolvendo 30 barcos e total de 90 pessoas.

“A nossa participação deu-se primeiro por se tratar de um evento importante que mostra a consciência ecológica e ambiental. Você limpar o lixo que outros deixaram mostra que além de você ter a consciência ambiental, você é voluntário para ajudar na preservação. Mais do que o discurso é a prática. Além da limpeza, fica o gesto para incentivar e orientar futuras gerações”, afirmou o parlamentar.

Em meio ao que foi coletado havia até mobília velha. O material foi encaminhado para o aterro sanitário. “Tinha de tudo, cadeira. Esse ano não teve fogão nem geladeira, mas teve muito lixo ainda”, afirmou Maria Antônia Poliano, presidente da Colônia dos Pescadores Profissionais Artesanais Z-10 há 21 anos. Ela conta que o trabalho de limpeza é feito há pelo menos 15 anos.

“Participei como voluntário e avalio que a ação dos pescadores e pescadoras da região de Fátima do Sul é exemplar para o Estado, pois demonstra que os pescadores estão antenados com a defesa ambiental. Além de estarem lutando para garantir a continuidade da profissão, eles estão também defendendo o meio ambiente e dando bom exemplo para pelo menos outros 25 municípios do Estado que têm a influência da cadeia produtiva da pesca”, afirmou o secretário-executivo da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca da Assembleia Legislativa do Estado, Paulo Ângelo de Souza.

Entre os voluntários da ação esteve o empresário Flávio Moura, que recebeu homenagem direcionada ao seu pai, o deputado estadual Cabo Almi – falecido em 24 de maio deste ano em decorrência da Covid-19.

O verso da camiseta usada pelos pescadores trouxe estampada a foto do deputado. “Sempre farei questão de participar deste evento, pois a defesa da pesca e dos pescadores foi um dos grandes legados do trabalho do meu pai”, afirmou o empresário.
O material coletado foi destinado ao aterro sanitário. Como integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca da Assembleia Legislativa do Estado, Amarildo Cruz tem atuado em prol das reivindicações dos pescadores profissionais artesanais. A defesa do meio ambiente também é uma das bandeiras de seu mandato.

Neste sábado, o deputado estadual cumpre agenda no município de Fátima do Sul, Vicentina e Jateí.