19.8 C
Campo Grande
terça-feira, maio 21, 2024

Agentes de esporte e lazer da Funesp passam por formação com Sesau

A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) realizou nesta quinta-feira (18), o “Encontro de Formação dos agentes sociais de Esporte e lazer das modalidades de natação e Hidroginástica”, que trabalham com o Programa Movimenta Campo Grande, junto a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A formação visa contribuir para o acompanhamento das condições de saúde dos participantes das atividades, especialmente relacionadas aos cuidados com a pele.

A modalidade de aquática, que consiste em aulas de natação e hidroginástica, é oferecida em três locais na Capital: Parque Tarsila do Amaral, Parque Ayrton Senna e Centro Municipal de Treinamento (CEMTE), com 08 professores envolvidos. São 45 turmas de Natação com 448 alunos e 20 turmas de Hidroginástica com 631 alunos.

No Parque Tarsila do Amaral, há 15 turmas de natação com 130 alunos, e 5 turmas de hidroginástica com 146 alunos. No Parque Ayrton Senna, são oferecidas 16 turmas de natação com 167 alunos, e 6 turmas de hidroginástica com 273 alunos. No CEMTE, são realizadas 14 turmas de natação com 151 alunos, e 9 turmas de hidroginástica com 212 alunos.

A palestra, ministrada pelo médico da Sesau, Tadeu Morais Dias, focou no tema: “Os cuidados e os encaminhamentos para a saúde dermatológica dos participantes das oficinas de atividades aquáticas do Movimenta CG”.

Responsável pelas atividades aquáticas do CEMTE, o coordenador Lucas Meira destacou a importância da formação. “É muito importante olharmos de forma mais segura para os nossos atendidos. A palestra sanou muitas dúvidas em relação a doenças de pele, e o que pode ou não participar das oficinas. É muito bom ter esse conhecimento e saber informar os alunos sobre esses cuidados com a pele”.

Yvylyn Maciel de Lima, coordenadora do Ayrton Senna, onde também são realizadas aulas de aquáticas, destaca que formações como esta, são sempre enriquecedoras. “Conseguimos esclarecer as dúvidas que mais temos com relação de quem pode ou não pode fazer a aula, quando se trata de problemas na pele e descobrimos que todos podem fazer, com algumas ressalvas, claro. E mostrar que como somos profissionais da saúde, podemos conversar e orientar quando um participante apresentar alguma lesão na pele e também as formas de prevenção, uso de hidratante e protetor solar.”

“Quando capacitamos nossos professores que oferecem as aulas nas unidades, levamos para a população profissionais mais capacitados, treinados para qualquer eventualidade, com isso proporcionamos mais qualidade no atendimento aos alunos”, conclui o diretor presidente da Fundação, Maicon Mommad.

O Programa MovimentaCG visa ampliar o acesso ao esporte e lazer, contribuindo para o desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer na cidade, oferecendo atividades que atendam às necessidades específicas das comunidades em cada região. A iniciativa busca ainda criar uma conexão mais estreita entre os participantes, fortalecendo os laços sociais e incentivando um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Com uma variedade de atividades físicas e esportivas, o programa se tornou referência na promoção de uma vida ativa e saudável.

Serviço 

Para realizar a inscrição o interessado deve procurar a professora responsável pela atividade no local, onde são realizados os treinos e verificar a disponibilidade de vagas.

FonteAgência Municipal de Campo Grande