‘A relação com o Brasil seguirá sendo importante e merecendo a atenção total’, diz embaixador

O embaixador do Brasil na Argentina, Julio Glinternick Bitelli, em entrevista ao Jornal da CBN, fala sobre a vitória de Javier Milei como presidente da Argentina e, a partir desse momento, a relação com o Brasil. ‘Uma coisa é declaração de campanha. Outra coisa é como o governo vai funcionar’. O embaixador diz que a expectativa é de poder trabalhar com o governo de MIlei e continuar aprofundando uma relação que para os dois países é muito importante.

O embaixador do Brasil na Argentina, Julio Glinternick Bitelli, em entrevista ao Jornal da CBN, fala sobre a vitória de Javier Milei como presidente da Argentina. Julio Glinternick Bitelli explica que Javier Milei não tem maioria no Congresso. ‘Vai ser preciso um governo de muita negociação e consenso. A disposição para isso existe e vai ser necessária. A Argentina enfrenta uma crise econômica muito complexa e para sair dela vai ter que tomar algumas decisões difíceis’.

O embaixador explica que Javier Milei representa um setor novo dentro da estrutura política e, de certa forma, ajuda a quebrar um padrão de funcionamento da política Argentina que foi se polarizando ao longo do tempo e se tornando muito difícil de lidar. O aparecimento da terceira via muda o panorama político argentino. ‘É ver como isso vai funcionar’.

Javier Milei dá início hoje ao processo de transição de governo, em uma conversa com o atual presidente Alberto Fernández. Os dois irão falar por telefone, no primeiro contato oficial desde a vitória do ultradireitista. Milei foi eleito com 55% dos votos. Já o candidato governista Sergio Massa ficou com 44%. Este foi o pior resultado do peronismo desde a redemocratização.

FontePor G1