Localizado em uma Área de Preservação Permanente, uma APP, o Centro de Educação Ambiental Imbirussu passará por revitalização com obras de recuperação do piso, rampas de acesso, pontes de concreto, cercamento da área próxima à margem do córrego, entre outras reformas das instalações dando maior conforto, acessibilidade e segurança ao frequentador. A obra está orçada em cerca de R$ 380 mil, recursos que serão subsidiados por meio de processo de compensação ambiental. O projeto foi apresentado, na última quarta-feira (21) pelo prefeito Marquinhos Trad em solenidade que lançou as obras.
Marquinhos Trad lembrou a importância da preservação ambiental do local destacando que a população tem um espaço público voltado para a convivência harmônica com o meio ambiente. “Faremos toda a reestruturação obedecendo normas ambientais para oferecer maior conforto àqueles que buscam esse espaço e assim as práticas ambientais desenvolvidas aqui poderão ser ampliadas”, pontuou.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa destaca que a revitalização será expressiva, algo que nunca ocorreu desde a inauguração do CEA. “Esse espaço abriga um centro que atua na educação ambiental e tem relevância ainda maior por ser uma Área de Preservação Permanente, uma APP”, declarou.
Moradora da região, Maria Francisca Silva, prestigiou o lançamento das obras. Além de participar de ações desenvolvidas no local, também anseia por melhorias. “Estamos frequentemente aqui no CEA, utilizamos o espaço para a prática de exercícios físicos. Nós que frequentamos o local diariamente sabemos da importância dele para nossa saúde e precisamos cuida desse espaço que mudou a nossa vida para melhor. Aqui abriga pessoas que diversos bairros que buscam a prática da atividade física e ficar perto natureza. Isso renova nossas energias”, comentou
A coordenadora da Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, Elisângela Almeida Martins Marciano, esteve presente com a turma do quarto ano e professoras. “Temos um relacionamento antigo com esse local, todos os anos diversas turmas visitam o CEA que nos ajuda a complementar as aulas passando experiências importantes para os alunos. Essa obra é muito bem-vinda, a expectativa dos alunos é voltar a atravessar pela ponte, aproveitando a beleza que essa reserva oferece”, comemorou.
A moradora do Jardim Itália, Marli Nascimento disse que a revitalização é bastante esperada pela comunidade. “No CEA são oferecidos cursos, palestras e podemos fazer caminhadas e outros exercícios. É um local de encontro, atendendo desde as crianças até os idosos”, explicou.
Área rica em vegetação
O CEA Imbirussu encontra-se às margens do Córrego Imbirussu, uma área rica em vegetação, que abriga um dos viveiros de produção de mudas para a arborização urbana de Campo Grande. O local é moradia de diversas espécies de animais. Detém ampla área para realização de eventos educativos de cunho ambiental e recebe visitantes e alunos para ações de educação ambiental.
Implantado há 8 anos, o CEA já recebeu nesse período cerca de 10 mil visitantes, entre estudantes, profissionais da área ambiental e pesquisadores. O gestor do Parque, Antônio Carlos, que é Engenheiro Ambiental, argumenta que o CEA é muito importante para a comunidade e ficará ainda mais convidativo para os moradores. “As trilhas passarão por reformas e as pontes, passarelas e o prédio serão revitalizados”, disse.
As obras de revitalização:
- recuperação do piso solo cimento de aproximadamente 950 m²,
- recuperação das rampas de acesso,
- substituição das passarelas (ponte) de madeira por pontes de concreto pré-moldado,
- recuperação do cercamento da área próxima à margem do córrego,
- reforma geral dos banheiros com a instalação de barras de apoio nos lavatórios e vasos sanitários,
- recuperação e pintura da fachada de madeira e portão de acesso,
- recuperação do canal de águas pluviais e minas com a retirada de entulhos,
- pintura das sinalizações viária, paredes, janelas, portas e ferragens,
- manutenção do telhado com a troca dos forros,
- reposição das vidraças,
- recuperação da estufa externa.




