Local deve ser fechado temporariamente para obras; pesquisa interna apontou desejo de sócios por academia na Gávea, e clube prevê ceder outro espaço para museu
Por Emanuelle Ribeiro, Letícia Marques e Luiza Sá — Rio de Janeiro
O Conselho Deliberativo convocou para a próxima segunda-feira uma reunião para votar o aluguel de um espaço do Museu do Flamengo para uma rede de academias. Caso a pauta seja aprovada, o museu deverá ser fechado temporariamente para obras.
O Museu do Flamengo é administrado pela Mude Brasil, que tem contrato de 10 anos com o clube, válido até 2033. Uma das responsabilidades da empresa, prevista no acordo, é a expansão do espaço para o segundo andar. Havia um projeto de captação de recursos para a obra, mas no momento não tinha planos para a expansão entrar em prática.
A pauta divide os conselheiros e levanta o questionamento sobre a abdicação de um espaço dedicado à história do Flamengo. O ge consultou pessoas ligadas à empresa que gere o local e ouviu que existia em andamento conversas com investidores para a expansão e que o espaço poderia até ser usado para um restaurante ou lanchonete, gerando dinheiro para reinvestimento no Museu. Por outro lado, fontes da Gávea dizem que a empresa perdeu força financeira e não conseguiria realizar a obra, inviabilizando um espaço que poderia gerar retorno ao clube de outra forma.
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Museu do Flamengo é gerido pela empresa Mude Brasil — Foto: Divulgação
Entre as explicações do clube na reunião estará a cessão de um espaço no mesmo andar para que o Museu seja expandido. O Flamengo prevê um aumento de 60% na área de exposição. O retorno financeiro é outro ponto, já que o acordo indica que o clube receberá R$ 13 milhões por ano.
Há reclamação de alguns sócios sobre o envolvimento do vice-presidente de Patrimônio Histórico, José Antônio da Rosa, que mediou as conversas com a rede de academias. O dirigente é ex-acionista da Smart Fit. Pessoas do clube consultadas pela reportagem não veem a questão como conflito de interesse, pelo fato de o VP já não ter mais relação com a empresa. O Flamengo fez uma pesquisa de mercado para encontrar um parceiro em que a mensalidade fosse inferior ao que o sócio já paga para acessar o clube. A Smart Fit estava dentro destes padrões.





