2020 começa com média de quase uma morte por dia na região da fronteira do Brasil com Paraguai em MS

Em seis dias de 2020 foram registradas cinco mortes violentas na região de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Brasil. A média é de quase um caso por dia. Em 2019 ocorreram nos dois municípios, que são vizinhos, segundo dados extraoficiais dos órgãos de segurança do Paraguai e do Brasil, mais de 200 homicídios.

Em 2020 já foram registradas quatro mortes violentas em Pedro Juan Caballero e uma em Ponta Porã. A da cidade brasileira ocorreu nesta segunda-feira (6). A vítima foi Derly Fernandes Nogueira, de 55 anos.

Ela morreu no Hospital Regional de Ponta Porã após ser atingida no domingo (5) por dois tiros, no bairro Panambi, depois de uma discussão por conta de um roubo de um celular. O autor, seria o homem com que a vítima discutia e fugiu do local logo após fazer os disparos.

Derly foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para o Hospital Regional de Ponta Porã, onde esta internada, quando morreu.

Outros casos

Os outros quatro casos registrados na região ocorreram todos em Pedro Juan Caballero. O primeiro registro foi o da morte do brasileiro Ramão Celino Aguero, de 68 anos, em uma fazenda que fica a cerca de 30 quilômetros da faixa de fonteira. Ela foi morto a pauladas e o corpo encontrado por moradores da região no dia 1º de janeiro.

A polícia paraguaia investiga o caso e descarta latrocínio (roubo seguido de morte), porque ao lado do corpo foi encontrado dinheiro.

A segunda morte foi na tarde de quinta-feira (2). O paraguaio Roger Olmedo, de 21 anos, foi morto a tiros de pistola em frente à vidraçaria em que ele trabalhava.

O suspeito chegou ao local em moto e atirou na vítima com pistola. Roger morreu no local e a polícia investiga o caso.

No sábado (4), o paraguaio Pedro Antônio González Balbuena, de 48 anos, foi executado com cerca de 15 tiros de pistola quando chegava em casa junto da esposa, Edith Zunilda Castro Fernandez, que ficou ferida.

Os dois estavam em um carro. Pedro Antônio morreu no local e a esposa sobreviveu a cerca de 10 disparos, sendo socorrida para o hospital.

Dois suspeitos do crime foram presos enquanto tentavam atravessar a fronteira para o Brasil e a polícia buscas imagens de câmeras de segurança.

Ainda no sábado, o paraguaio Jorge Daniel Sanchez Cuevas, de 24 anos, foi executado em frente à conveniência onde tomava cerveja com amigos e familiares. O atirador estava em uma motocicleta e fez os disparos sem dizer nada para a vítima e fugiu.

Ele foi ferido por cerca de cinco tiros e socorrido ao hospital por testemunhas, porém, chegou morto na unidade de saúde.